07 Julho 2017 | Fernanda Mendes
“Os Pobres Diabos” chega como maior lançamento comercial da Lume Filmes
O longa é assinado pelo renomado diretor Rosemberg Cariry e estreia com auxílio do Fundo Setorial do Audiovisual
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O filme com direção de Rosemberg Cariry, Os Pobres Diabos, foi lançado nesta quinta-feira, dia 6, em cerca de 30 cinemas do País. Com distribuição da Lume Filmes, companhia maranhense com mais de 10 anos de atuação no mercado, o longa chamou a atenção desde o Festival de Brasília em 2013, quando ganhou o prêmio do Júri Popular de Melhor Longa-Metragem.
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Segundo Frederico Machado, fundador da produtora e distribuidora, a obra consegue unir qualidade em produção e ainda dialoga muito bem com o público. “O que é difícil atualmente. É o melhor dos dois mundos”, completa.
Redes comerciais como Cinépolis e cinemas independentes estão no circuito do longa, que também chegará em cidades do interior do País e em Estados como Piauí, Paraíba, Maranhão, além do Ceará, cidade de origem da produção.
A expectativa para o lançamento é grande. O objetivo é recompensar o valor arrecadado do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA, concedido pela ANCINE, assim como fazer jus ao nome do diretor que já produziu clássicos da cinematografia como Corisco & Dadá (1996), com Chico Diaz e Dira Paes.
“Estamos trabalhando para esse ser o lançamento comercial mais forte da Lume”, afirmou Machado.
Mercado exibidor
Com um orçamento “não tão alto” para a campanha de divulgação, o filme ganhou pré-estreias com elenco e diretor no Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, a distribuidora está investindo em ações em TV, rádio, internet e, principalmente, em uma campanha mais expressiva no Nordeste, por acreditarem no reconhecimento do público em relação ao filme.
A ideia é maximizar o alcance da produção nas salas de exibição, onde já estão conseguindo espaço e compreensão por parte das redes. “Vivemos um momento bem difícil do mercado exibidor: há filmes com muito sucesso e outros sem sucesso algum”, comenta Machado.
Pensando nos desafios do lançamento de um filme autoral no mercado, a Lume programou a obra para julho, justamente um mês que haverá poucos filmes nacionais. Ainda, aproveitando as férias escolares, o longa também se comunica com jovens e crianças e “pode se conservar bem nesse período”, completa.
Trajetória
Com início em 2000, a Lume Filmes começou como produtora e, ao longo dos anos, passou a atuar simultaneamente na área de distribuição e exibição, sem contar o Lume International Film Festival, que acontece no Maranhão, além de um canal de VOD, o Lume Channel, e uma escola de cinema.
Na produção, já lançou cerca de 30 filmes. Já na área de exibição, com o cinema de rua Cine Lume (também no Maranhão), Machado lamenta a preferência do público pelos complexos de shopping e afirma que tenta equilibrar os lançamentos comerciais com obras autorais. “Conseguimos abstrair bem o que cada área do mercado tem de problemas e vantagens, e as possibilidades”, ressalta.
No line-up da distribuidora também estão outros 20 filmes e a ideia é lançar pelo menos um por mês. Dentre a programação para este ano estão Parada Em Pleno Curso (agosto), O Anjo Ferido (setembro), Still Life (outubro), Comendo os Ossos (novembro) e Lamparina da Aurora (dezembro). No ano passado, foram distribuídos 25 filmes.
“Estamos batalhando há muito tempo e conseguimos entrar no mercado com mais força, então ficamos muito felizes por mostrar filmes nos quais acreditamos”, finaliza.
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