Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

26 Maio 2017 | Vanessa Vieira

Digital signage e projeção a laser foram destaques da Infocomm Brasil 2017

O evento ainda contou com a presença de várias empresas ligadas ao setor de cinema em sua feira de negócios

Compartilhe:

(Foto: Revista Exibidor)

Entre terça e quinta-feira (de 23 a 25), São Paulo recebeu a TecnoMultimedia InfoComm Brasil 2017, evento voltado ao setor de audiovisual profissional para soluções corporativas e espaços públicos. O encontro teve palestras importantes sobre digital signage e projeção a laser, além de muitas novidades de empresas de projeção. Confira:

Publicidade fechar X

Experiência: digital signage

Uma novidade deste ano foi um evento paralelo, o Digital Signage Summit Brazil, realizado entre 23 e 24 de maio dentro da Infocomm Brasil. Essa foi a primeira vez que o País recebeu o encontro e, apesar dele não ter foco direto no cinema, o uso de digital signage no setor foi comentado no painel “Conteúdo como diferencial em projetos de sinalização digital”, do qual participou Rogério Silveira, cofundador da Equinox Digital Services.

Para o executivo, o cinema tem uma vantagem em relação a outros setores que utilizam a tecnologia por contar com conteúdos enviados pelas distribuidoras em vez de depender apenas de anunciantes. Além disso, o mercado de exibição tem a vantagem de integrar o gerenciamento da sinalização digital com a bilheteria, o que permite que se tenha um conteúdo dinâmico e mais assertivo. “Nosso desafio agora é trazer mais experiências nesse ambiente como a sincronização de telas”, comentou.

Outras palestras apresentaram cases de sucesso que servem como inspiração como o da consultoria alemã de digital signage Invidis Consulting GmbH, que desenvolveu lojas conceito de digital signage capazes de medir a interação com o conteúdo. 

O laser como tendência

A palestra “As vantagens da projeção com lâmpada e a laser em diferentes aplicações”, ministrada por Daniel Monteiro, gerente de vendas da Christie para setores corporativos na América Latina, apresentou um panorama das fontes de luz mais utilizadas em projeção atualmente, da lâmpada xênon ao laser fósforo e, por fim, o laser RGB.

Para ele, a escolha da fonte depende da qualidade da imagem e do uso do equipamento desejados, sendo que as lâmpadas ainda têm espaço no meio corporativo, mas “logo serão extintas”. “O laser fósforo é o passo para o futuro da projeção, mas o futuro mesmo é o laser RGB”, declarou.

Monteiro explicou que esta tecnologia deve chegar a cada vez mais cinemas por ter melhor luminosidade, contraste e gama de cores entre as opções atuais de fonte de luz e está aos poucos reduzindo seu custo. Depois de se espalhar pelas telonas, essa solução deve alcançar outros setores.

Feira de negócios

Além de serem temas da programação da Infocomm Brasil, o digital signage e a projeção a laser foram destaques entre as tecnologias apresentadas na feira de negócios. Foram reunidas cerca de 50 empresas, incluindo companhias ligadas ao mercado cinematográfico como Barco, Christie, Epson, NEC e Sony.

A Barco aproveitou o encontro para lançar dois projetores 4K a laser: o UDX 4K32 e F90 4K13, entre outros equipamentos. Ricardo Ferrari, gerente de vendas da divisão de entretenimento da Barco para América Latina, participou ainda de um debate sobre as tendências do mercado.

A Christie apresentou o projetor Boxer 4K30, mais voltado a exibições em eventos e destacou o video wall com painéis LCD com bordas ultrafinas. “É um modelo de fabricação nacional, com custo baixo. Em 2016 vendemos 1.500 somente no Brasil”, disse Vinícius Alves, coordenador de serviços da empresa. Servidores, processadores de vídeo e sistemas de gerenciamento foram outras soluções apresentadas.

Epson, Sony e Casio também apresentaram projetores a laser. Já a NEC patrocinou um lounge VIP. Soluções para áudio e servidores em geral também receberam atenção no evento. Confira a galeria de fotos da feira de negócios e reveja a edição de 2016.

Compartilhe:

  • 0 medalha