30 Março 2017 | Fábio Gomes
Mesa redonda fala sobre como atrair espectadores
Especialistas reforçam a ideia de conhecer o público e de fazer promoções coletivas
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Exibidores ao redor do mundo e seus parceiros sempre estão procurando novas maneiras de aumentar a audiência de seus cinemas. Por conta disso, a CinemaCon realizou uma mesa redonda especial que discutiu diversas formas de inovar no marketing digital.
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Mediada por Julien Marcel, CEO da Webedia US, o painel de especialistas formado por Bobbie Bagby Ford, VP/Marketing da B&B Theatres; Steve Knibbs, COO da Vue Entertainment; Alicia Sabuncuoglu, de parceria de produtos globais do Google; Amber Stepper, VP de plano estratégico & contas da Charles River Interactive; e Patrick von Sychowski, editor chefe do Celluloid Junkie; analisou uma lista de iniciativas globais e locais de marketing que fazem efeitos na bilheteria.
Entender quem é o seu público é um dos primeiros passos para cinemas criarem estratégias e promoções para os espectadores. Atualmente, 52% do público opta por sair de casa para assistir um filme e a maioria deles usa o Google para pesquisar sobre o que assistirão. “Baseado em pesquisas, podemos trabalhar as informações com as empresas com base no que as pessoas estão buscando, como vídeos, conteúdos e informações sobre o filme e sobre a programação”, afirmou Sabuncuoglu, do Google.
A plataforma permite que exibidores entendam quem está procurando pelas informações, auxiliando redes de exibição na tomada de decisões. “As pesquisas de hábitos de consumo são diferentes em cada território”, explica Stepper, da Charles River Interactive.
Promoções para novos espectadores
Promover a experiência cinematográfica para um mercado significante e a preço justo é um dos desafios da exibição. Para a maioria das pessoas o preço é relevante, então há o impacto na decisão de ir ao cinema.
“Promoções sazonais e para espectadores específicos ajudam a formar novos públicos. Essa é uma oportunidade de atrair mais pessoas e por um preço menor”, explicou Knibbs, da Vue Entertainment.
Uma das recomendações dos especialistas é que os cinemas utilizem as redes sociais para fazer marketing de outros formatos disponíveis no cinema além do tradicional. Segundo eles, os espectadores estão interessados em formatos como 3D, 4D e exibições diferenciadas, mas muitas vezes não sabem ou não entendem o que esses formatos fazem. “Os consumidores ainda estão confusos e é preciso esclarecer para eles melhor”, explicou von Sychowski, do Celluloid Junkie.
Para finalizar, foi dada a ideia de promoções que envolvem mais de uma pessoa como Vouchers corporativos, venda em grupos e ideias onde pessoas possam ir acompanhadas ao cinema. “Atrair não só individualmente, mas em grupo é um dos caminhos”, explicou Marcel, do Webmedia.
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