Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Distribuição

30 Março 2017 | Fernanda Mendes

Filmes espanhóis perdem espaço no mercado do país

O balanço do primeiro trimestre de 2017 foi positivo para o mercado cinematográfico espanhol

Compartilhe:

(Foto: MindBlowingPicture.com)

O primeiro semestre de 2017 para os filmes espanhóis não foi tão bom assim. No geral, o número de espectadores nos cinemas da Espanha cresceu cerca de 5% (24 milhões de ingressos) e a arrecadação 3% (€ 150 milhões), se comparado ao mesmo período de 2016, mas a cota de mercado das produções locais diminuiu de 19,3% em 2016 para 14% neste ano.

Publicidade fechar X

Segundo o jornal El País, os dados foram apresentados por produtores e profissionais do audiovisual durante o Festival de Cinema de Málaga. Aliás, dentre os 20 filmes com maior bilheteria deste período, apenas quatro são espanhóis: Es Por Tu Bien, Contratiempo, El Guardián Invisible e Lo Que de Verdad Importa.

No entanto, se o mercado espanhol não está abraçando tanto as produções do país, o mercado internacional está se mostrando mais aberto. Em 2016, a exportação de filmes espanhóis somou € 65 milhões, um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior. Sendo Julieta, de Pedro Almodóvar, o longa que mais contribuiu para esse total.

“É muito bom sair da Espanha e ver o que pensam de nós, tanto para o bem quanto para o mal. Os distribuidores estrangeiros sabem e entendem o nosso cinema, que é delicado e cheio de compromisso. A linguagem do cinema é universal, independentemente da língua. Com liberdade e talento, não existem barreiras”, afirmou Agustín Almodóvar, durante o evento da FAPAE (Federação das Associações de Produtores Audiovisuais da Espanha), que entregou o prêmio para Julieta pelo feito.

Compartilhe:

  • 0 medalha