07 Março 2017 | Fernanda Mendes
Distribuidores independentes do Reino Unido encontram dificuldades para lançamentos
Segundo dados, em 2016 quase um terço dos filmes britânicos arrecadaram menos de £10 mil no país
Compartilhe:
Se para os filmes mexicanos o ano de 2016 trouxe bons números, o mesmo não se pode falar para os longas do Reino Unido. Segundo dados revelados pela Film Distributors Association, quase um terço dos lançamentos do Reino Unido alcançaram menos que £10 mil dentro do país europeu em 2016.
Publicidade fechar X
O estudo divulgado aponta que mesmo que a bilheteria do circuito de cinemas no Reino Unido seja grande - cerca de 5% da bilheteria mundial vem do país - o alto custo para o lançamento de produções, dificulta a arrecadação.
“As condições continuam difíceis para os distribuidores de filmes independentes do Reino Unido, onde enfrentam retornos baixos para os altos investimentos”, comentou o presidente do FDA, Lord David Puttnam.
Cerca de 900 filmes britânicos foram lançados no ano passado. No entanto, o número alto, segundo a pesquisa, dificulta que muitas produções se sobressaiam nas audiências.
“A audiência mais velha, uma importante faixa, tende a demorar para encontrar um lançamento. Eles raramente se juntam a grandes multidões para uma estreia. No entanto, com essa grande quantidade de títulos, muitos longas acham que é impossível se manter nas telas e sua disponibilidade se torna muito limitada”, nota Puttnam.
O relatório da FDA ainda aponta que 81% dos lançamentos britânicos em 2016 arrecadou menos de £500 mil.
Digital
A receita de serviços digitais, como conteúdos de streaming, cresceu em 22,8% em 2016, arrecadando £1,3 bilhões. A informação é da Entertainment Retailers’ Association.
“As tecnologias digitais revolucionaram o jeito como os filmes são feitos, divulgados e assistidos. E isso certamente continuará a ser o cenário”, afirmou David Puttnam.
Aliás, a receita em investimentos de publicidade para os lançamentos de filmes teve uma significante queda de 2015 para o ano passado. Segundo informações, de £174 milhões em 2015 o número foi para £168 milhões em 2016.
O número, inclusive, vem diminuindo ao longo dos anos. Em 2013 o gasto publicitário era de £193,4 milhões.
Compartilhe:
- 0 medalha