15 Fevereiro 2017 | Fernanda Mendes
Fox espalha notícias fictícias para promover “A Cura”
As notícias citavam Donald Trump e até o show de Lady Gaga no SuperBowl
Compartilhe:
Para promover seu novo filme de suspense, A Cura, a Fox causou burburinho na internet nos últimos dias. Em parceria com a Regency Enterprises, a companhia espalhou notícias fictícias como “Lady Gaga ensaia homenagem a muçulmanos para o intervalo do SuperBowl”, “Donald Trump se encontra com Vladmir Putin secretamente em um spa”, entre outras.
Publicidade fechar X
As notícias foram postadas em sites criados especificamente para a campanha, inclusive no principal, chamado “Saúde e Bem-Estar”. Todas as matérias faziam referência ao contexto em que se passa o filme: um spa misterioso localizado nos Alpes suíços.
A campanha só foi revelada nesta segunda-feira, dia 13, no site BuzzFeed. Todos os sites foram redirecionados ao endereço principal do filme com a mensagem: “Se cure nos cinemas em 17 de fevereiro” (data de estreia do longa nos EUA).
“A Cura é um filme sobre uma cura falsa que faz as pessoas ficarem doentes. Como parte da campanha, um site ‘fake’ de bem-estar foi criado e nós fizemos parceria com um profissional para criar e publicar estas matérias”, declararam as companhias.
Algumas das histórias inventadas pediam aos leitores para tweetarem em resposta as hashtags relacionadas ao filme, como #takethecure e #cureforwellness.
Após a revelação da campanha, alguns especialistas de marketing e internautas se posicionaram contra a ação da Fox, segundo a revista Variety.
*ATUALIZAÇÃO 17/02 às 14h50 : Nesta quinta-feira, dia 16, data que o longa estreou aqui no Brasil, a Fox divulgou um depoimento pedindo desculpas aos cidadãos americanos.
“Nós fazemos nosso máximo para para ir além do marketing tradicional, a fim de expressar criativamente a nossa mensagem ao público. Neste caso, nós erramos", afirmou a declaração.
Compartilhe:
- 0 medalha