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19 Janeiro 2017 | Fernanda Mendes

Bilheteria italiana aumenta, impulsionada por produções locais em 2016

Apesar dos bons números, o país ainda precisa resolver problemas com janelas

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"Quo Vado", produção local auxiliou nos números (Foto: Diamond Films)

A ANICA, associação de cinema da Itália, anunciou nesta terça-feira, durante conferência, que a bilheteria de 2016 no país cresceu 3,8%, arrecadando US$ 706 milhões e um aumento de 6% na venda de ingressos com cerca de 105 milhões de espectadores. O filme italiano Quo Vado (Funcionário do Mês) foi responsável por 10% desse sucesso.

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Segundo a Variety, recentemente a comScore divulgou que a bilheteria italiana caiu 6% no ano passado, no entanto, a empresa de análises, calculou esses dados de acordo com o chamado “ano da indústria” que parte da primeira quinta-feira do ano, 7 de janeiro de 2016, até o dia 4 de janeiro de 2017.

Já a ANICA analisa o ano civil em sua totalidade, o que, fez grande diferença já que Quo Vado arrecadou nada mais, nada menos que US$ 23 milhões no dia 1º de janeiro de 2016, seu fim de semana de estreia. O filme italiano quebrou recordes de arrecadação no circuito doméstico e só em sua primeira semana somou US$ 41 milhões. No total a produção arrecadou US$ 68 milhões.

Aliás, o longa Perfetti Sconosciuti (Perfect Strangers), que ocupou a segunda posição da bilheteria italiana também é uma produção local. De acordo com os dados da ANICA, os filmes regionais tiveram grande êxito em 2016, sendo que representaram 28% da bilheteria. Em 2015, as produções regionais totalizaram apenas 21%.

Ao contrário das produções domésticas, o ano de 2016 não foi tão bom para os filmes de Hollywood. Apesar de 17 produções americanas estarem no top 20 da Itália, a participação dos filmes dos EUA no país caiu 5%: de 60% para 55%. Procurando Dory, da Disney, ficou em terceiro lugar da bilheteria, arrecadando US$ 16,2 milhões; Animais Fantásticos e Onde Habitam, da Warner, arrecadou US$ 15,8 milhões e O Regresso, da Fox, ocupou o quinto lugar com US$ 14,8 milhões.

Outro ponto de discussão durante a conferência foi a escassez de lançamentos no verão italiano, o que causa um excesso de conteúdos no resto do ano e impede o crescimento do mercado.

“Como é possível que nosso mercado não tenha crescido em 20 anos?”, lamentou Nicola Borrelli, chefe do departamento de cinema do ministério de cultura da Itália.

“O problema é causado especialmente pelos filmes americanos, que são lançados na mesma data em todo o mundo. Quando esses filmes são lançados em diferentes momentos, isso faz uma diferença visível. Outros países com climas similares ao nosso (quente) têm resolvido essa situação”, afirmou Lucky Red, chefe da organização de distribuidores da Itália.

A Warner Bros. foi bastante elogiada pelos exibidores devido a sua ação no último verão. Em agosto de 2016, quando a maior parte da população está de férias e viaja para a praia, a distribuidora lançou Esquadrão Suicida, que arrecadou U$ 12,8 milhões no país. A companhia, aliás, foi a distribuidora com maior presença na bilheteria da Itália em 2016 alcançando US$ 131 milhões e um market share de 18%.

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