18 Janeiro 2017 | Fernanda Mendes
Concorrente da Wanda trava batalha no mercado exibidor chinês
A Huayi Bros investiu US$ 11,5 milhões em segunda maior exibidora chinesa
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As tensões entre a Huayi Brothers Media Corp e a Wanda Group aumentaram ainda mais nesta semana. Tudo porquê, a Huayi, conglomerado chinês de mídia e entretenimento, anunciou o investimento de US$ 11,5 milhões em 95 milhões de ações da Dadi Cinemas, segunda maior cadeia exibidora da China.
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De acordo com informações do site Celluloid Junkie, o contrato dá à Huayi Bros uma participação de 4,56% na companhia, tornando-a a terceira maior acionista da Dadi, atrás da Alibaba Pictures.
Atualmente, a Wanda Group possui a maior cadeia de cinemas da China, a Wanda Cinemas, com cerca de 320 complexos. No entanto, a batalha entre a Huayi Bros e a companhia vem de longa data. Ano passado, o filme elogiado pela crítica e produzido pela Huayi, I Am Not Madame Bovary foi retirado das salas da Wanda após o diretor Feng Xiaogang criticar o presidente da companhia Wang Jianlin em suas redes sociais. Apesar de boa bilheteria, a retirada do longa das salas da maior exibidora da China prejudicou as cifras da produção.
Ainda, outro fator de tensão foi a saída de Jerry Ye, ex-executivo sênior da Wanda, para liderar as operações da Huayi em 2016.
A estratégia de investir na segunda maior cadeia exibidora da China é um movimento necessário, já que a Huayi sabe que precisa assegurar a projeção de seus filmes nas telonas. Aliás, a Dadi Cinemas passou de oitava maior exibidora chinesa para a segunda posição em apenas seis anos, sendo que atualmente ultrapassa até mesmo a Wanda Cinemas em números de inaugurações.
Aliás, a Huayi já possui 16 cinemas próprios, e inclusive, assinou um acordo com a IMAX para a instalação de mais três salas.
Concorrência
No entanto, apesar da polêmica, a Wanda Group não pretende desistir tão fácil assim. Durante o World Economic Forum que está acontecendo na cidade de Davos, na Suíca, o presidente da Wanda Group afirmou que quer concentrar seus investimentos no mercado europeu e, principalmente, nos Estados Unidos. Cerca de US$ 5 a 10 bilhões por ano.
Apesar das tensões após a vitória de Donald Trump como presidente dos EUA, Wang Jianlin acredita que o político não irá fechar as portas do país para seus esforços econômicos.
No país americano, a Wanda adquiriu a Legendary Pictures em 2016 por US$ 3,5 bilhões (maior acordo entre a China e Hollywood até o momento), além da compra da Dick Clark Productions, que organiza o Globo de Ouro, e a aquisição da AMC Entertainment, que por sua vez completou a compra da Carmike Cinemas e da Odeon &UCI Cinemas recentemente e alcançou o posto de maior exibidora do mundo.
“Certamente o comércio será afetado pela tensão entre os dois governos. Se eu puder influenciar, estou disposto, mas eu não sou capaz disso”, afirmou Wang à Reuters, referindo-se às reuniões do senado no fim do ano passado para discutir as reais intenções dos investimentos da Wanda nos EUA.
Chuck Shumer, senador do país americano, afirmou em uma carta que a companhia chinesa poderia estar agindo por ordem do governo chinês.
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