Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / América Latina

09 Dezembro 2016 | Vanessa Vieira

México já é quarto país do mundo com mais espectadores e salas de cinema

Território está atrás de Estados Unidos, China e Índia

Compartilhe:

(Foto: Mais Idade)

A Cámara Nacional de la Industria Cinematográfica – Canacine (Câmara Nacional da Indústria Cinematográfica, em tradução livre) divulgou novo balanço preliminar do mercado de cinema mexicano, que apresenta neste ano uma venda de 327 milhões de ingressos até o momento. Isso significa uma receita de 15 bilhões de pesos mexicanos.

Publicidade fechar X

O resultado em venda de tíquetes é 10% maior do que o total de 2015, quando foram vendidos 296 milhões, podendo aumentar até o fim deste mês de dezembro. Com isso, segundo a entidade, o México passa a ser o quarto território do mundo em público de cinema – atrás dos Estados Unidos, China e Índia. Vale lembrar que os EUA têm mais que o dobro de população em relação ao México e que China e Índia têm praticamente 10 vezes mais população. Em termos de arrecadação, quando comparado com o mercado mundial, o país latino-americano fica em décimo lugar com US$ 911 milhões.

A Canacine afirma também que o mercado mexicano segue uma expectativa de crescimento anual de cerca de 8% desde 2008, ainda que entre 2013 e 2014 tenha se notado um empate técnico na receita obtida com 11,9 milhões e 12 milhões de pesos mexicanos, respectivamente.

O preço médio do ingresso caiu 1% em relação a 2015, custando hoje 46 pesos mexicanos, equivalente a US$ 2,25, e a frequência do espectador cresceu de 2,46 idas aos cinemas por ano para 2,5 – considerado bem abaixo do preço médio de outros países, nos EUA, por exemplo, o valor passa dos US$ 8,40 (2015). O mercado exibidor local conta com 6,3 mil salas, sendo o quarto maior mercado do mundo em número de telas, e é dominado pelas exibidoras locais Cinépolis e Cinemex. O México é também o segundo país que mais construiu salas de cinema neste ano com um total de 297 telas. O primeiro é a China com 8,7 mil salas.

O filme com maior bilheteria no México neste ano é Capitão América – Guerra Civil, com 14,5 milhões de ingressos, seguido por Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (13,3 mi) e Esquadrão Suicida (9,9 mi, mesmo com a Cinemex se recusando a exibi-lo). No total, o país recebeu em 2016 mais de 170 filmes de Hollywood, 78 locais e 145 de outros territórios.

As cinco distribuidoras com maior participação na venda de ingressos são majors de Hollywood com a Warner como líder, seguida de perto pela Disney. As demais são: Fox, Universal e Sony. Esta última foi a distribuidora que mais lançou filmes neste ano.

Quanto às produções mexicanas, até o momento a bilheteria se aproxima do ano recorde histórico de 2013, quando os filmes locais arrecadaram 1,214 milhão de pesos mexicanos. Em 2016 a produção local passou dos 1,2 milhão, sendo quase 500 mil pesos mexicanos a mais do que a receita obtida no ano passado, registrando crescimento de 60%. O principal lançamento mexicano deste ano é a comédia ¿Qué Culpa Tiene el Niño?, considerada a terceira produção local com mais bilheteria. Ao todo, seis títulos mexicanos de 2016 passaram da marca de 1 milhão de ingressos.

Compartilhe:

  • 0 medalha