25 Novembro 2016 | Vanessa Vieira
Cinema é o principal motivo para jovens irem ao shopping
Pesquisa da Abrasce mostra que quase um terço desse público vai a centros de compras para ver filmes na telona
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A Associação Brasileira de Shopping Centers – ABRASCE divulgou a pesquisa “Shopping do Futuro”, na qual apresenta as expectativas e hábitos da Geração Z – jovens com idade entre 14 e 18 anos – em relação aos shoppings.
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E, para essa galera, o principal motivo para ir a um centro de compra é o cinema: cerca de 30% dos jovens vão por causa da telona contra 16% que tem por objetivo fazer compras e outros 16% que vão para comer. Passear com a família é motivo para 19% dos jovens irem ao cinema, enquanto passear com amigos foi apontado por 15%.
O peso do cinema como motivo para jovens irem aos shoppings é ainda maior se comparado à média latino-americana: 17% que vão com o objetivo de assistir filmes na telona. Na América Latina o motivo vencedor é fazer compras, com 31%.
O entretenimento, inclusive, é algo imprescindível para os jovens quando o assunto é shopping center. O estudo da ABRASCE, inclusive, aponta que o termo “shopping center” nem seria mais correto para essa geração, o melhor seria “live center” no sentido de ser um espaço para convivência, tecnologia e entretenimento. Para 46% dos jovens entrevistados, os centros de compras precisam incorporar áreas verdes e cerca de 60% desejam Wi-Fi gratuito em todos os ambientes do shopping. O cinema não pode faltar para quase metade dos entrevistados, mas shows e jogos eletrônicos – 42% e 39%, respectivamente – também são entretenimentos que eles desejam ver nos shoppings.
Entre as tendências para os centros de compras apontadas pela pesquisa está o maior uso de complexos multiuso com outros empreendimentos além do centro de compras como hotel e torres comerciais. Esse conceito deve aparecer ainda mais em novos projetos.
Uma cidade que, apesar de já ter mais de 50 centros de compras, ainda deve receber mais até 2018 é São Paulo (SP). A ABRASCE considera que o município está “bem servido”, mas ainda não esgotou sua demanda, tanto que pelo menos seis projetos estão confirmados para serem inaugurados até 2018, sendo que três devem abrir ainda neste ano, dois em 2017 e um em 2018.
No entanto, a crise político-econômica do País está influenciando tanto no atraso no lançamento de empreendimentos e nos contratos com lojistas quanto na diminuição de novos projetos. Além disso, os aluguéis pagos pelas lojas e outros estabelecimentos que atuam nos centros de compras estão diminuindo sua importância em relação ao total de receitas desses espaços. Cada vez mais eles apostam em evento e entretenimento para atrair consumidores e outras fontes de renda. Um exemplo foi a sessão de cinema promovida pelo Shopping Palladium em Curitiba (PR) para o “Dia dos Solteiros” pouco antes do Dia dos Namorados deste ano.
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