16 Novembro 2016 | Vanessa Vieira
Cases do AdoroCinema e Snapchat são tema de apresentação na Expocine 2016
O grupo midiático e a rede social utilizam de tematizações e customizações para criar expectativa por lançamentos
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Nesta quarta-feira (16) começou a Expocine 2016, convenção para o mercado exibidor e distribuidor de cinema realizada em São Paulo (SP). Uma das principais atrações foi a manhã de palestras que contou com três apresentações, incluindo a “Como criar desejo por um filme usando os novos formatos de comunicação digital”, ministrada por Cyrille Reboul, CEO da Webedia, grupo midiático que atua no Brasil por meio de sites como o AdoroCinema.
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O executivo começou a palestra apontando que há um aumento da tendência mundial do público rejeitar cada vez mais propagandas que interrompam sua vivência online. Isso se nota pelo crescimento de 41% do uso de bloqueadores de publicidade no mundo. No Brasil, apenas 15% dos usuários atuais usam de adblockers. “As pessoas querem ser envolvidas e é muito mais fácil cativá-las falando de cinema do que de outras temáticas”, comentou.
Para Reboul, a chave para envolver o público e criar expectativa para lançamentos é apostar nas experiências. O AdoroCinema, por exemplo, conta com cases de títulos como O Caçador e a Rainha do Gelo, Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos e Independence Day – O Ressurgimento. Todos tiveram tematização diferenciada no site, sempre alinhada com o universo narrativo dos filmes com a intenção de ir além do formato padrão publicitário. O executivo ainda apresentou outros tipos de conteúdo, incluindo um editorial do AdoroCinema sobre O Regresso, feito em parceria com a Fox com informações que eram “motivos para assistir o lançamento”.
Em seguida Cyrille Reboul chamou à frente da palestra Gustavo Borrmann, consultor da Snapchat para a América Latina, que explicou sobre a rede social que é mais voltada ao público jovem, cujo conteúdo dura no máximo 24 horas e conquistou Millennials e jovens da Geração Z exatamente por não ter essa permanência presente em outros meios. “Então é uma rede voltada à diversão de fato”, afirmou. Borrmann acredita que a própria efemeridade do conteúdo ajuda a dar mais valor para os vídeos na mídia, que conta com parcerias com distribuidoras para divulgação de filmes como X-Men: Apocalipse, Os Caça-Fantasmas, entre outros – e tudo por meio de ferramentas como as "lentes", que personalizam fotos e vídeos dos usuários. “É expandir o universo do filme para a vida das pessoas, é uma experiência”, finalizou o executivo.
O aplicativo foi criado em 2012 e, no Brasil, já movimentava mais de 2 milhões de vídeos em 2015, o número subiu para 10 bilhões neste ano. Atualmente, 10 milhões de brasileiros utilizam o Snapchat, sendo 89% desse público formado por Millennials e Geração Z.
Veja a cobertura completa do primeiro dia de evento.
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