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16 Novembro 2016 | Vanessa Vieira

Webedia apresenta parceria para análise de dados e engajamento de público no Brasil

Acordo internacional entre Webedia e Tradelab chega ao País com objetivo de aumentar o impacto do mercado cinematográfico no meio digital

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(Foto: Expocine)

A primeira manhã de palestras da Expocine 2016, que é realizada em São Paulo (SP) até sexta-feira (18), começou hoje (16) com a apresentação de Cyrille Reboul, CEO da Webedia, que ministrou uma série de três palestras que contaram com participação de convidados.

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Na primeira, “O poder dos dados: como identificar o público com mais potencial para cada filme”, o executivo comparou o mercado cinematográfico francês com o brasileiro. A França conta com 66% da população indo ao cinema pelo menos uma vez ao ano, o que representa um total de 39 milhões de espectadores por ano, sendo que, desses, quase 80% têm menos de 25 anos. Ou seja, o país europeu conta com uma boa parcela de espectadores jovens, o que pode ser influenciado também pelas leis da região que dificultam a existência de um excesso de propaganda nas mídias tradicionais. Isso impacta o investimento destinado aos meios digitais, que representam cerca de 40% do total destinado à divulgação dos filmes na França.

Reboul afirmou ainda que a Webedia acredita no potencial do Brasil, que é o segundo país com maior atuação da companhia no mundo e o primeiro em público para a empresa. O grupo midiático, que impacta até 39 milhões de brasileiros na web por ano, possui fortes marcas de conteúdo no País incluindo o site AdoroCinema, especializado no mercado cinematográfico e que recebe mais de 20 milhões de visitas por mês. O executivo explicou ainda que a Webedia vem investindo anos após ano em outras empresas que se relacionam com o mercado cinematográfico, mas que seu maior objetivo é se tornar um parceiro do setor ao buscar soluções para a questão: como levar mais pessoas para as salas de cinema? Ainda mais pensando no público jovem, que tem se provado cada vez mais multiplataforma, com menor engajamento com mídia tradicional e de atenção “ultrafragmentada”.

Para isso, Reboul aposta muito na análise de dados, que ajudam, por exemplo, a identificar o público potencialmente mais interessado em um determinado filme e, assim, tornar o investimento em mídia online mais assertivo. Para falar sobre o assunto, o executivo chamou Essio Floridi, CEO da Tradelab no Brasil. A empresa chegou oficialmente ao País há dois meses, é especialista em mídia programática e é a parceira internacional da Webedia. Juntas, elas criam soluções para divulgação online de lançamentos na França e agora trazem esse serviço ao Brasil. Floridi afirmou que a Tradelab conta com mais de 100 milhões de dados anônimos exclusivos e que suas soluções podem ser adaptadas tanto para blockbusters quanto para lançamentos menores.

Sobre a flexibilização do serviço para exibidores como utilizar essas informações da web para direcionar os potenciais espectadores para cinemas mais próximos, por exemplo, Reboul explicou que as empresas ainda não têm nenhum piloto ou teste no Brasil. No entanto, já têm dados suficientes para trabalhar esse tipo de divulgação por meio de geolocalização que garante assertividade de até 2km em média.

Confira a cobertura completa do primeiro dia.

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