22 Outubro 2013 | Do Enviado Especial (EUA)
Projeção a laser impressiona na ShowEast
Escuridão das telas em filmes em 3D não é mais um problema
Compartilhe:
Uma das apresentações que mais impressionaram no primeiro dia da ShowEast foi a de projeção a laser. O Portal EXIBIDOR esteve presente na demonstração da Christie, em um dos complexos da AMC, e constatou que a diferença com os projetores atuais é gigantesca.
Publicidade fechar X
A projeção a laser é uma resposta às reclamações de que as telas de cinema são escuras, especialmente em filmes em 3D. Foram apresentadas cenas de 2 minutos de Transformers 3 - O Lado Escuro da Lua, Gato de Botas e A Invenção de Hugo Cabret, todas em 3D. Exibidas tanto em lâmpada xênon, quanto em projeção a laser, o mais notável foi a diferença de luminosidade e o melhora expressiva dos efeitos tridimensionais.
A projeção a laser deixou de "queixo caído" todos os presentes. A luminosidade é perfeita e o óculos 3D não é mais um obstáculo, mas um aliado na finalização de cada frame. A empresa já havia feito uma apresentação parecida na Cinemacon, mas foi em uma sala menor, com apenas 10 lugares.
Na quarta-feira (23) a Christie promete uma demonstração ainda mais chocante, pois se juntará a Dolby Atmos para uma projeção a laser com tecnologia de áudio "3D".
Além da luminosidade, algumas vantagens do projetor a laser são mais cores, maior contraste e a principal: não haverá mais a necessidade de lâmpadas xênon.
A NEC também lançará um projetor a laser para cinemas menores, de no máximo 10.9 metros, com o preço de US$ 38 mil: o NC1100LsK. Jim Reisteter, gerente geral de cinema digital da NEC, disse ao Hollywoodreporter que acredita que seu preço "agressivo" possa ser um atrativo, especialmente para a América Latina, onde muitas telas ainda precisam ser convertidas para o digital. O lançamento acontecerá em março.
Entre algumas das vantagens do projetor a laser da NEC estão a resolução 2048 x 1080 com taxa de contraste de 1600:1; aproximadamente 20,000 horas de uso da fonte de luz e adequação para instalação no chão e no teto sem a necessidade de um sistema de escape.
Segundo matéria do Hollywoodreporter, a Barco e a Sony já desenvolveram um protótipo de projetor a laser, mas ambas acreditam que custo é acima do mercado.
Compartilhe:
- 0 medalha