Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / ShowEast

22 Outubro 2013 | Enviado Especial (EUA)

Tecnologia 3D, Padrão DCDC e Telas Gigantes são os principais assuntos na ShowEast

Primeiro dia da feira foi movimentado e teve painéis sobre diversos assuntos

Compartilhe:

Sala XD Cinemark no Shopping Eldorado (Foto: Divulgação)

Foi dada a largada para mais uma ShowEast, evento do setor que reúne profissionais e empresários do mercado de exibição entre 21 e 24 de outubro na Flórida (EUA) para discutir as tendências e os principais rumos do mercado cinematográfico.

Publicidade fechar X

O primeiro painel do dia, 3D Penetration in the Market (Penetração do 3D no mercado, em tradução livre),foi moderado porValmir Fernandes, presidente internacional da Cinemark e Miguel Mier, COO da Cinépolis e colocou em evidência a entrada  do formato 3D no mercado cinematográfico latino americano.

Os presentes na mesa discutiram como aumentar a presença da tecnologia 3D nos países latinos levando em consideração preço apropriado e garantia de um produto de qualidade. Marlene Songin, vice-presidente da RealD, comentou que a Real D está fazendo um trabalho incessante com toda a cadeia (produção, distribuição e exibição) para que seja possível aumentar ainda mais o uso da tecnologia 3D no mundo. O fórum também destacou que ainda há uma discrepância muito grande da presença proporcional da tecnologia 3D entre os países da América Latina.

Além de Marlene, compuseram a mesa: Doug Darrow (vice-presidente sênior de cinema na Dolby Laboratories); Ellis Jacob (presidente e CEO da Cineplex); Tom Molter (vice-presidente senior de distribuição internacional da Warner Bros. Internacional); Jeff Forman (vice-presidente senior da Walt Disney Studios Motion Pictures Internacional).

Em seguida, o painel DCDC - Digital Cinema Distribution Coalition - Initiative (Iniciativa DCDC, em tradução livre) trouxe informações sobre esse novo formato de distribuição de conteúdo. A Warner e Universal já distribuem nesse formato e grande parte das distribuidoras já estão no projeto. As exibidoras Regal, Cinemark e AMC já estão com quase todos os seus cinemas trabalhando com esta logística. Os testes foram feitos durante o mês de setembro.

Provavelmente, até o fim do próximo ano, com 100% dos cinemas nos EUA digitalizado é possível que toda a distribuição de conteúdo seja feita através das normas da DCDC Iniciative.

Este painel foi moderado por Darcy Antonellis, presidente de operações técnicas da Warner Bros. Pictures e contou com a participação de: Noah Bergman (vice-presidente de negócios e desenvolvimento estratégico da Universal); Valmir Fernandes (presidente da Cinemark Internacional); Gabriel Morales Becker (diretor estratégico de cinema digital da Cinépolis); John Stewart (vice presidente internacional de cinema digital e operação das salas da Fox Film) ; Mark A. Walukevich (vice presidente sênior internacional da National Amusements).

E para encerrar a manhã, o fórum Large Screen Formats (Formato das telas gigantes, em tradução livre) apresentou o sucesso dos formatos de telas gigantes. O executivo da Cinemark Seve Bunnell, foi o moderador e apresentou o crescimento e solidificação das telas XD, marca exclusiva da empresa, destacando o grande sucesso na região do Brasil. (Veja abaixo).

O painel abordou também outras marcas, entre elas a de maior sucesso comercial, a UltraAVX da Cineplex (empresa exibidora do Canadá).

Destaque para exibições dos filmes O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e Gravidade. Este último teve imensa procura por sessões em tela grande.

"O 3D e as telas grandes chegaram para ficar e daqui para frente todos terão estas tecnologias. Não será mais um diferencial e sim uma obrigação ter. O futuro da concorrência do cinema está nas ações de marketing e nos programas de fidelidade", enfatizou Munir Falah, presidente da rede Cine Colombia.

Também participaram do painel os executivos: Maurcio Duran e e Miguel Mallet (Universal Pictures); Miguel Rivera (Cinépolis); Mark Viane (Paramount) e Ellis Jacob (Cineplex) Pictures International.

Crescimento das Telas XD (Cinemark) nos EUA por ano:

2009 – 15 telas

2010 – 39 telas

2011 – 55 telas

2012 – 70 telas

2013 – 92 telas

Leia mais:

*Projeção a laser impressiona na ShowEast

*Estúdios apresentam line-up de 2014 na ShowEast

*Cinema digital mira a América Latina

Veja como foi o segundo dia da ShowEast. Leia aqui.

Confira o Último dia da ShowEast

Compartilhe:

  • 0 medalha