10 Outubro 2016 | Natalí Alencar
Mostra Internacional de SP chega à 40ª edição com 322 títulos exibidos em 42 salas
Encontro cresceu, mesmo enfrentando pelo segundo ano a crise política e econômica no Brasil
Compartilhe:
Começa em 20 de outubro e segue até 02 de novembro a Mostra Internacional de SP, que completa 40 anos. Ao longo de duas semanas serão exibidos 322 títulos de 50 países, sendo 60 produções nacionais e 22 de origem latino-americana.
Publicidade fechar X
Apesar de passar pelo segundo ano de crise política e econômica no Brasil, a Mostra não foi afetada, ao contrário, cresceu em quantidade de exibições (11 em relação à anterior) e em número de locais que integram a programação (13 em comparação com 2015).
“Tudo demorou mais, foi mais tenso, mas a Mostra é elástica, pode ter o tamanho do seu orçamento. Não há o risco de não acontecer o evento. É nos momentos de crise que sabemos o valor de um patrocínio e a confiança depositada em nosso trabalho”, diz a diretora da Mostra, Renata Almeida.
O circuito de exibição neste ano conta com 42 salas em 35 locais, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre.
Fazem parte da programação: Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer (Área Externa), Cine Caixa Belas Artes, CineArte (sala 1 e 2), Cinemark Cidade de São Paulo, Cinemateca Brasileira – BNDES, Cinesala, CineSesc, Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca (salas 1, 2, 3, 5, 6), Espaço Itaú de Cinema - Augusta (sala 1 e 4), Itaú Cultural, MIS e Reserva Cultural.
As salas do Circuito Spcine integram também o circuito pela primeira vez, permitindo que a seleção dos filmes chegue à periferia. “Queremos apoiar a formação de público e fazer com que história do cinema vá adiante e cresça nestas regiões”, comenta Renata. A empresa de fomento paulista participa do evento com uma premiação de R$ 35 mil (longa de ficção) e R$ 15 mil (melhor documentário). Os filmes serão escolhidos pelo público da Mostra.
A Mostra mantém ainda sua itinerância em 11 cidades do interior paulista por meio da parceria com o Sesc; além de exibições em Campinas, no espaço CPFL Cultura; e no Rio de Janeiro com patrocínio da Petrobrás no Espaço Itaú de Cinema Botafogo.
A abertura, que será em 19 de outubro, para convidados, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, terá a exibição de Belos Sonhos, de Marco Bellocchio, que assinou a arte do cartaz deste ano e que será homenageado pelo evento com o Prêmio Leon Cakoff.
Assim como vem desenvolvendo nas últimas edições, de sempre destacar um País, a Mostra traz como foco a Polônia, com o apoio do IAM (Instituto Adam Mickiewicz e Polish Film Institute), incluindo ainda uma homenagem a Andrzej Wajda (que receberá o Prêmio Humanidade), e a exibição da série cinematográfica O Decálogo, de Krzysztof Kieślowski.
Pela primeira vez, a tradicional projeção ao ar livre que a Mostra realiza anualmente no Parque Ibirapuera será no encerramento do evento, dia 2/11, às 20h, com a exibição da cópia restaurada de A General (1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman. A apresentação, que será precedida pela cerimônia de premiação desta edição do evento, fará a estreia mundial da nova trilha sonora do filme, de autoria do maestro americano.
Robert Israel, que virá ao Brasil para reger a Orquestra Heliópolis.
Outras informações e detalhes da programação no site da Mostra.
A 40ª Mostra compromete-se a compensar suas emissões de CO², unindo-se à Fundação SOS Mata Atlântica e patrocinando o plantio de aproximadamente 664 mudas de árvores para o Programa Florestas do Futuro.
Compartilhe:
- 0 medalha