21 Setembro 2016 | Vanessa Vieira
Porta dos Fundos promete dublagem politicamente incorreta de “Festa da Salsicha”
Parceria da Sony com o canal é também parte da estratégia de divulgação da animação para adultos
Compartilhe:
Para lançar a animação para maiores de 18 anos, Festa da Salsicha, com todo o humor politicamente incorreto do filme na versão dublada, a Sony fechou parceria com o canal Porta dos Fundos, conhecido por suas piadas contundentes.
Publicidade fechar X
Essa é a primeira vez que os integrantes do canal dublarão um longa como grupo. “O talento, a criatividade e o profissionalismo dos integrantes do grupo proporcionaram um aumento na qualidade do filme, diferenciando-o da tradicional versão dublada ou legendada”, comenta Rodrigo Saturnino, diretor-geral da Sony Pictures Brasil.
Além disso, segundo o executivo, o canal será responsável pela adaptação das piadas e dos diálogos para garantir uma “brasilidade” a Festa da Salsicha. “Tudo continua bastante politicamente incorreto. Do mesmo jeitinho que chamou a atenção originalmente. Ou seja, nada de chamar `bunda´ de `traseiro´", diz Antonio Tabet, sócio-fundador do Porta dos Fundos.
Do canal, participarão da dublagem Antonio Tabet, Gregorio Duvivier, Fábio Porchat, Thati Lopes, Rafael Portugal, Luis Lobianco, Karina Ramil, Gabriel Totoro e João Vicente de Castro. A expectativa é que a parceria entre Sony e Porta dos Fundos ajude também na divulgação do filme, que estreará em 6 de outubro no País.
Repercussão internacional
Festa da Salsicha já causou alvoroço e boas bilheterias nos Estados Unidos, onde arrecadou US$ 95 milhões e ficou no Top 10 por cinco semanas consecutivas. O filme chegou a ficar entre os cinco lançamentos com mais bilheteria do país por quatro rankings.
As grandes influenciadoras do resultado do longa nos EUA, que foi a maior bilheteria de animação original para adultos no país, são as redes sociais. Isso porque a Sony planejou uma campanha que, em vez de usar as redes como apoio ou apenas parte da divulgação de Festa da Salsicha, utilizou esse meio digital como a principal aposta para conquistar o público jovem – com destaque para os Millennials ou Geração Y maiores de 18 anos. Além das redes, a Sony também apostou em vídeos online com Seth Rogen, um dos principais dubladores e roteiristas do filme, e outros conteúdos exclusivos para a web como trailers, que tiveram de receber avisos sobre a classificação etária da produção.
Segundo o portal norte-americano Variety, a Sony geralmente gasta 12% de seu investimento em publicidade nas redes sociais, mas a divulgação online de Festa da Salsicha ganhou quase metade do orçamento previsto. O resultado dessa estratégia foi que, na estreia do filme, 54% dos espectadores tinha menos de 25 anos, o que demonstra a assertividade da escolha do público-alvo.
No meio online o estúdio pôde divulgar a animação com toda a força de seu humor politicamente incorreto, o que não poderia acontecer da mesma forma em meios tradicionais como a televisão. Outro ponto importante é que os Millennials são apelidados nos EUA de “cortadores de cabo”, ou seja, cada vez menos consomem conteúdo na TV. Esse público é considerado também como difícil de atrair para a telona.
Mundialmente, a animação soma US$ 119 milhões, US$ 100 milhões acima de seu orçamento, e ainda será lançado em mais 20 mercados contando com o Brasil. No Reino Unido a animação chegou a estrear na liderança da bilheteria com US$ 3,6 milhões. No país o filme também ficou no topo de outro ranking: o de menções nas redes sociais ao ser citado em mais de 7,2 mil posts só no seu segundo fim de semana em cartaz de acordo com estudo da Way to Blue.
Festa da Salsicha é uma animação para adultos e conta a história de uma salsicha que lidera um grupo de produtos de supermercado em uma jornada para descobrir a verdade sobre sua existência e o que realmente acontece quando eles são escolhidos na prateleira.
Compartilhe:
- 0 medalha