14 Setembro 2016 | Vanessa Vieira
84% dos shoppings brasileiros têm cinemas
ABRASCE apresentou dados do setor
Compartilhe:
Na feira de negócios da Exposhopping, realizada em São Paulo, os participantes podem visitar até hoje (14) a exposição comemorativa de 50 anos da indústria de shopping centers, que conta com fotografias e informações sobre 50 dos maiores centros de compras brasileiros. Além da novidade, a ABRASCE ainda aproveitou o evento para divulgar alguns de seus novos estudos como a pesquisa “Perfil do Frequentador de Shopping Center 2016” e o “Censo Brasileiro de Shopping Centers 2015/2016”.
Publicidade fechar X
Como os centros de compras e os cinemas caminham juntos, alguns dados que envolvem exibidores foram revelados. 84% dos shoppings brasileiros, por exemplo, têm salas de cinema. Dessas, 54% estão no Sudeste, que tem mais de 1.400 telas só em centros de compras. O Nordeste fica em segundo lugar com 16% e 411 salas.
Sobre o perfil do consumidor de shoppings, 88% dos entrevistados costumam ir ao cinema, sendo que, desses, 32% vão pelo menos uma vez por mês – o resultado é quase 10% maior do que foi registrado em 2012. O estudo atuou em sete grandes capitais do País – Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) – e uma cidade do interior do Estado de São Paulo – Ribeirão Preto. Desses municípios, o que obteve a maior média de frequência foi Belém, com 1,4 idas ao cinema por mês. O segundo lugar ficou com empate entre Brasília, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto, com 1,3 visitas mensais cada.
Em termos de gênero, os homens costumam ir 0,1 vez mais ao cinema mensalmente do que as mulheres, sendo que 19% dos respondentes masculinos visitam a telona uma vez a cada 15 dias. As faixas etárias com maior frequência mensal estão entre 16 e 19 anos e entre 20 e 29 anos. A Classe A é a que mais visita cinema entre as classes sociais, com 1,5 idas mensais contra 1,3 da Classe B e 1,0 das Classes C e D. Dos respondentes acompanhados de crianças, 45% disseram ir aos cinemas uma vez ao mês.
Apenas 5% dos participantes da pesquisa declararam que o cinema era o principal motivo para ir aos shoppings. Nesse quesito, o vencedor foi “fazer compras”, com 37%, e serviços em geral com 12%. 45% dos respondentes usam transporte público para ir aos shoppings contra 33% que vão de carro.
Os shoppings brasileiros faturaram mais de R$ 150 bilhões em 2015, quanto receberam 444 milhões de frequentadores mensais. A expectativa para 2016 em termos de inaugurações é que 27 novos empreendimentos cheguem ao mercado, sendo que 12 deles já foram inaugurados. Hoje o País tem 550 centros de compras.
Confira a galeria de fotos do evento.
Compartilhe:
- 0 medalha