11 Outubro 2013 | Janaina Pereira, do RJ
Festival do Rio premia dois filmes nacionais
"De menor" e "O Lobo Atrás da Porta" dividiram o troféu Redentor
Compartilhe:
Na noite desta quinta-feira, 10, foi entregue no Rio de Janeiro o troféu Redentor para os filmes brasileiros que concorreram na Première Brasil da 15ª edição do Festival do Rio. Duas produções conquistaram o prêmio de melhor filme, fato inédito na história do Festival: o drama judiciário De Menor, de Caru Alves de Souza, e o suspense O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra,que chegou ao Festival credenciado como o vencedor da Mostra Horizontes Latinos, do Festival de San Sebastian, na Espanha.
Publicidade fechar X
O longa de Coimbra também deu a estatueta de melhor atriz para Leandra Leal, que assim é bicampeã do prêmio – ano passado ela venceu com Éden, de Bruno Safadi. “Queria pedir uma salva de palmas para os professores que estão na rua lutando por uma educação de qualidade”, discursou a atriz.
Cao Guimarães e Marcelo Gomes ficaram com o prêmio de direção por O Homem das Multidões. Entre nós, de Paulo Morelli, levou os troféus de roteiro, atriz coadjuvante (Martha Nowill) e uma menção honrosa de ator coadjuvante (Andrade). E Tatuagem, de Hilton Lacerda, venceu nas categorias ator (Jesuíta Barbosa), ator coadjuvante (Rodrigo García), prêmio especial do júri e voto popular.
Além da premiação dos filmes nacionais, o Festival do Rio, que começou no dia 26 de setembro e se encerrou na noite de ontem, recebeu convidados internacionais como a atriz Dakota Fanning (Saga Crepúsculo), o cineasta argentino Juan José Campanella, Oscar de melhor filme estrangeiro por O Segredo dos seus Olhos; o diretor americano Lee Daniels (indicado ao Oscar por Preciosa – Uma História de Esperança - FOTO), o mexicano Amat Escalante, premiado como melhor diretor do Festival de Cannes por Helí, e os cineastas italianos Antonio Piazza e Fabio Grassadonia (também premiados em Cannes, na Semana da Crítica, com Salvo, Uma História de Amor e Máfia); Claudio Giovannesi (Prêmio Especial do Júri do Festival de Roma com Alì Tem Olhos Azuis) e Paolo Sorrentino, do cultuado A Grande Beleza, um dos filmes mais vistos do Festival.
Leia mais:
Mercado brasileiro de audiovisual é tema do Rio Market
Compartilhe:
- 0 medalha