Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Brasileiro

09 Setembro 2016 | Natalí Alencar

“Aquarius” expande circuito de exibição no Brasil e tem lançamento internacional programado

Distribuído pela Vitrine Filmes, longa já fez 95 mil espectadores

Compartilhe:

(Foto: Vitrine Filmes)

O longa brasileiro Aquarius, de Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor), já passa de 100 mil espectadores na primeira semana de exibição, segundo a Vitrine Filmes. Assim, o filme expandiu o circuito para 110 salas no Brasil e segue também carreira internacional, que já previa distribuição em 50 países. [Atualizado em 12/09/2016, às 16h20]

Publicidade fechar X

O longa será exibido dias 11 e 13 de setembro no Festival Internacional de Cinema de Toronto, dentro da Mostra Contemporary World. Nele, Sonia Braga foi convidada para o evento “In Conversation with”, que todo ano convida sete personalidades do mundo do cinema para uma conversa com o público do festival. Nesta edição, a atriz estará ao lado de nomes como Isabelle Huppert, Mark Wahlberg e Zhang Ziyi.

Também em setembro, Aquarius terá pré-estreias entre 14 e 24 na Bélgica, Suíça e França - onde participará do Festival de Biarritz e será lançado dia 28.

Nos EUA, a estreia está marcada para 14 de outubro, com abertura dia 13 no Angelika Film Center de Nova York. Já entre os dias 15 e 19 de outubro, o longa será lançado em Los Angeles, São Francisco e Miami.

O filme será exibido nos dias 9 e 11 de outubro no Festival de Cinema de Nova York, depois de 14 anos sem um representante brasileiro na competição, e fará uma première no ArcLight, em Hollywood.

Estará no Festival Internacional de Cinema de Zurique (22/09-2/10), na Suíça; na abertura do BrasilCine (03/10), na Suécia; dias 14 e 16 de outubro no BFI - Festival de Cinema de Londres (5-16/10); no Festival Internacional de Cinema de Pusan, na Coreia do Sul (6-15/10); no Viennale - Festival Internacional de Cinema de Viena (20/10 a 02/11), na Áustria; na Semana Internacional de Cine de Valladolid (22-29/10), na Espanha; no Festival de Cinema de Kaohsiung (21/10 a 06/11), em Taiwan; e na Itália, entre 3 e 7 dezembro.

"A porta de entrada de Aquarius para a América do Norte é Toronto e o Festival de Cinema de Nova York, duas seleções muito prestigiosas.", explica a produtora do filme Emilie Lesclaux (CinemaScópio Produções).

A estreia mundial da produção aconteceu no Festival de Cannes, em maio deste ano, na Seleção Oficial do Festival; o longa ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Sydney; e o prêmio de Melhor Atriz (Sonia Braga) e Prêmio Especial do Júri no 20º Festival de Cinema de Lima e Melhor Filme no Festival de Cinema de Amsterdam. O filme também participou do Festival de Karlovy Vary (República Tcheca), do Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia, do Festival Internacional de Cinema de Melbourne, e do Festiva de Sarajevo, na Bosnia.

Aquarius tem coprodução com a SBS (França), Videofilmes e Globo Filmes com distribuição no mercado brasileiro pela Vitrine Filmes.

Compartilhe:

  • 0 medalha