Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Erro

06 Setembro 2016 | Fernanda Mendes

Warner Bros. teve suas próprias páginas denunciadas ao Google

A medida foi um erro da empresa contratada para denunciar sites com conteúdo piratas

Compartilhe:

(Foto: Warner Bros.)

A luta de diversas produtoras e distribuidoras contra a pirataria parece ser inacabável. A Warner Bros, por exemplo, acaba de dar um passo completamente inesperado: pedir para que o Google retire de suas ferramentas de busca seus próprios conteúdos originais encontrados em páginas oficiais da web, como a Amazon, o IMDB e o próprio site da Warner.

Publicidade fechar X

A medida ocorreu graças a um grave erro cometido pela Vobile, empresa que se encarrega de localizar e denunciar páginas da internet que distribuam de forma ilegal os filmes do estúdio. Desde 2012, por exemplo, o Google já recebeu 13 milhões de reclamações para a retirada de conteúdos que infringam direitos autorais e, desse número, 1,6 milhões são da Warner. As demais são da Viacom, Fox, Paramount e Netflix. 

Segundo o jornal espanhol El País, o equívoco veio à tona em agosto quando a Vobile registrou em um banco de dados público a lista dos sites que deveriam ser bloqueados. O fato pode ter ocorrido, pois muitas dessas empresas que se encarregam de denunciar conteúdos piratas utilizam de sistemas automatizados com algorítmicos, dando espaço para erros.

Google

Percebendo a confusão, o Google voltou atrás e tirou da lista de processos sites como a Amazon e IMDB, no entanto alguns sites oficiais ainda seguem censurados.

A luta para pressionar o Google a fim de tomar medidas mais rígidas para filtrar sua ferramenta de busca e reduzir a pirataria, cresce cada vez mais. Segundo as produtoras cinematográficas, o “Google faz com que seja muito fácil para os usuários encontrarem conteúdos piratas”. E de acordo com o El País, um estudo aponta que 8 a cada 10 internautas afirmam que acessam páginas com conteúdos ilegais por meio da ferramenta de buscas mais popular do mundo.

Compartilhe:

  • 0 medalha