17 Agosto 2016 | Vanessa Vieira
Plataforma gratuita disponibiliza produções da América Latina
Ao todo mais de 40 longas e 28 curtas já estão no Retina Latina
Compartilhe:
Há quase seis meses foi lançado o Retina Latina, um site que disponibiliza longas e curtas-metragens latino-americanos gratuitamente por meio de streaming. A plataforma, que está em processo de consolidação, é um projeto do governo colombiano em parceria com Bolívia, Equador, Peru, México e Uruguai.
Publicidade fechar X
O site tem o objetivo de promover a produção da América Latina, principalmente os títulos independentes que não conseguem boa distribuição, e já conta com um acervo que passa dos 40 longas e 28 curtas entre ficções e documentários.
Há ainda a possibilidade de Cuba, Chile e Argentina também participarem da iniciativa, já o Brasil chegou a ser convidado em 2013, quando a ideia do projeto surgiu, mas a ANCINE declinou da oferta devido aos investimentos necessários. Ao todo, o Retina Latina já custou US$ 1,1 milhão até o momento.
Mas, mesmo sem participar da plataforma, o Brasil ainda é beneficiado com acesso ao site por estar na região latino-americana. No entanto, o projeto é disponibilizado apenas em espanhol.
Atualmente o Retina Latina tem cerca de 8,5 mil usuários e neste mês passa pelo ciclo sobre música, dando destaque para as produções audiovisuais latino-americanas ligadas as artes musicais como o mexicano Por Si No Te Vuelvo a Ver e o uruguaio HIT.
Compartilhe:
- 0 medalha