17 Agosto 2016 | Fernanda Mendes
Projeto leva cinema itinerante à zona rural do Mato Grosso
Em 2016, o Cine SENAR – MT já passou por 38 cidades
Compartilhe:
Visando disseminar cultura e entretenimento para a população rural, o projeto Cine SENAR - MT, está em seu segundo ano de execução e, apenas em 2016, já passou por 38 cidades do Estado do Mato Grosso, incluindo Guarantã do Norte e Carlinda.
Publicidade fechar X
Financiado e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), junto com a parceria de diversas prefeituras, sindicatos e produtores rurais, o Cine SENAR - MT é realizado em praças, onde uma grande estrutura é montada com 500 assentos, um telão e um sistema de som para atender até 3000 pessoas, além de algodão-doce, pipoca e pula-pula para as crianças.
“Atualmente há uma grande dificuldade das pessoas se fixarem no meio rural, em cidades menores, onde não têm uma grande estrutura para o lazer. Então o cinema é um momento de entretenimento para a família, é uma atividade que atrai bastante a população, porque é uma festividade para o município”, afirma Tatiane Perondi, gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT.
Com um catálogo de 50 filmes do circuito comercial, a programação para cada cidade muda de acordo com uma votação popular. As produções mais requisitadas, em sua maioria, são as animações, como A Era do Gelo 4, Frozen: Uma Aventura Congelante e Operação Big Hero, o que reafirma o ambiente “familiar” que é proposto pelo projeto.
Programação
Apesar do SENAR ser uma instituição de abrangência nacional, o Cine-SENAR ainda acontece exclusivamente em Mato Grosso.
“O projeto começou porque havia uma grande demanda, em que os jovens muitas vezes iam para as capitais pois não tinham o espaço de lazer em seus municípios. Os sindicatos e produtores rurais não conseguiam realizar um projeto como esse, tinham dificuldade, então as pessoas reclamavam que faltava espaço de cultura. Assim, o presidente Rui Prado do SENAR nos encomendou essa proposta e nós conseguimos trazer de uma forma que foi abraçado por todos e é um sucesso porque cada ano que passa recebemos mais demandas”, explica Perondi.
Para 2017, a meta é passar por 89 cidades, mas, esse número pode ser modificado, já que ainda dependem de parcerias e apoio para a realização.
Confira abaixo a programação para o mês de agosto:
18.08 - Campinápolis
20.08 - Paranatinga
26.08 - Brasnorte
Compartilhe:
- 0 medalha