Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Brasil

16 Agosto 2016 | Vanessa Vieira

Longa da Vitrine Filmes é destaque no Festival de Triunfo 2016

“Para Minha Amada Morta” ganhou seis prêmios na categoria “Longa-metragem Nacional”

Compartilhe:

O filme "Para Minha Amada Morta” (Foto: Vitrine Filmes)

O 9º Festival de Cinema de Triunfo, realizado em Triunfo (PE) entre 8 e 13 de agosto, recebeu 33 filmes nas categorias de competição. Ao todo, produções de 11 Estados do País concorreram a R$ 26 mil em prêmios de cinco mostras competitivas.

Publicidade fechar X

Na categoria “Longa-metragem Nacional” dos prêmios do júri oficial do evento, o principal destaque foi de Para Minha Amada Morta, título distribuído pela Vitrine Filmes. O filme ganhou um total de seis troféus: Melhor Produção, Melhor Roteiro (Ary Muritiba), Melhor Montagem (João Menna Barreto), Melhor Direção (Aly Muritiba), Melhor Ator (Fernando Alves Pinto) e o prêmio principal de Melhor Filme da categoria. O troféu de Melhor Atriz ficou com Sabrina Greve por sua interpretação em Todas as Cores da Noite.

O Melhor Curta-metragem Nacional segundo o júri oficial foi Quem Matou Eloá?, de Lívia Perez, e o Melhor Curta-metragem Pernambucano foi Exília, de Renata Claus.

Já na premiação do júri popular o vencedor de Melhor Longa-metragem foi Danado de Bom, de Deby Brennand, enquanto o Melhor Curta-metragem Nacional foi Em Defesa da Família, de Daniela Cronemberger.

Os profissionais homenageados nesta edição do festival foram os atores Germano Haiut e Maeve Jinkings, mas a programação também incluiu o seminário “Inclusão no Audiovisual” com debates sobre a descentralização da cadeia produtiva e a política de cotas nos editais do setor. A preservação das produções audiovisuais também esteve entre os principais assuntos do festival.

O evento, inclusive, teve sua 10ª edição já garantida por Marcelino Granja, secretário de Cultura de Pernambuco. “Esse gesto de realizar o festival mostra uma característica de resistência. Essa integração com a educação, que estávamos fazendo valer em outros segmentos da cultura, prevaleceu aqui também, sendo estratégico para a política do setor. A Lei que institui que as escolas devem promover a filmografia brasileira só nos auxilia nesse processo. Então, mesmo neste momento temeroso que estamos passando, a arte vem com essa magia de apontar para o futuro”, comentou Granja.

O Festival de Triunfo é realizado pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura – Secult-PE e Fundarpe em parceria com a Prefeitura de Triunfo.

Confira a galeria de fotos do evento!

Compartilhe:

  • 0 medalha