Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Troféus

16 Agosto 2016 | Vanessa Vieira

América Latina marca presença nas premiações do Festival de Locarno

Região se destaca com coproduções como "O Ornitólogo"

Compartilhe:

“O Ornitólogo” é longa latino-americano que recebeu dois dos prêmios principais do evento (Foto: Blackmaria)

Entre 3 e 13 de agosto foi realizado o 69º Festival del Film Locarno, na Suíça, que privilegiou os filmes centrados em figuras femininas neste ano. O evento, que entregou mais de 20 prêmios nesta edição, concedeu, pela primeira vez desde 1970, o principal troféu da Competição Internacional – o Leopardo de Ouro – a um filme da região dos Balcãs: Godless.

Publicidade fechar X

Além do prêmio, o filme búlgaro ainda levou o troféu de Melhor Atriz, concedido a Irena Ivanova, protagonista da produção, que também tem participação da Dinamarca e da França.

A América Latina foi outra região que se fez presente na premiação, mesmo que com menos espaço do que países europeus como a França, a Itália e a própria Suíça. Entre os principais troféus do festival esteve, inclusive, um brasileiro: João Pedro Rodrigues, que ganhou prêmio de Melhor Direção por O Ornitólogo, que é uma coprodução entre Brasil, Portugal e França. O Brasil também apareceu no maior troféu de “Cineastas do Presente”, dedicada a diretores em início de carreira. Assim, o Leopardo de Ouro da categoria foi para O Auge do Humano, coprodução brasileira, argentina e portuguesa que também ganhou menção honrosa na categoria “Filme de Estreia”.

A Argentina, inclusive, teve boa presença no Festival de Locarno de 2016 com a produção local El Futuro Perfecto ganhando o troféu de Melhor Filme de Estreia. O Chile, por sua vez, recebeu uma menção honrosa com o longa Non Castus na Competição Internacional, enquanto a Bolívia também ganhou menção honrosa para a coprodução com o Catar Viejo Calavera na categoria “Cineastas do Presente”.

Da Ásia, apenas o Japão deu as caras na premiação com Mariko Tetsuya ganhando o troféu de Melhor Diretor Emergente por Destruction Babies.

Por fim, o prêmio do público, um dos mais importante do festival, contemplou Eu, Daniel Blake, que no Brasil tem distribuição da Imovision, porém sem data confirmada para estreia. O filme também ganhou prêmio no Festival de Cannes 2016.

Confira a galeria de fotos do 69º Festival del Film Locarno.

Compartilhe:

  • 0 medalha