Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

15 Agosto 2016 | Vanessa Vieira

Paris Filmes aposta em estratégia diferente de distribuição para “Nerve”

Distribuidora conta com campanha forte no meio online e ações presenciais com influenciadores e Pokémon Go

Compartilhe:

(Foto: Exibidor)

O suspense Nerve – Um Jogo Sem Regras chegará aos cinemas brasileiros em 25 de agosto e, para promover o longa, a Paris Filmes aposta em campanha diversificada, foco no público jovem e nova proposta de distribuição. As ações desenvolvidas pela distribuidora foram divulgados durante exibição especial do filme realizada na última sexta-feira (12) na unidade da Cinépolis no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo (SP).

Publicidade fechar X

No evento, dedicado a programadores e exibidores, Jorge Assumpção, diretor de programação da Paris, destacou que não é comum que distribuidoras realizem exibições especiais de lançamentos que não esperam chegar ao número máximo de telas permitido pela ANCINE. “Temos a percepção de que não é sempre esse o melhor caminho. Vimos nas férias de julho que um filme não precisa entrar em todas as salas possíveis para fazer sucesso”, explicou Assumpção.

Dessa maneira, a expectativa da Paris para Nerve é que o filme chegue a 400 ou 500 salas do País – em média apenas uma tela por complexo, com exceção de praças específicas que ainda serão negociadas. “É uma visão diferente que trazemos para o mercado, até para auxiliar o parque exibidor para tenha diversidade de conteúdo. Pouca opção é ruim para o exibidor, o mercado e o espectador”, afirmou. Assim, a estratégia de distribuição para Nerve passou a visar maior concentração de telas e campanha tão forte quanto qualquer estreia grande. A novidade também foi divulgada em exibição especial realizada no Rio de Janeiro.

A divulgação do suspense teve repercussão acima do resultado esperado pela Paris Filmes. “Há muito tempo que não víamos uma oportunidade tão boa quanto a de Nerve. É incrível como o filme consegue comunicar com essa juventude, que é totalmente mobile”, disse Assumpção, que espera que o título receba baixa classificação etária.

Foco no jovem online

Nerve já conta com materiais e displays nos cinemas desde a primeira semana de agosto, inclusive em espaços considerados premiuns nos complexos. Ainda nos cinemas, a companhia tem parceria com a Flix Media, que passa conteúdo do longa antes da exibição de Esquadrão Suicida. No entanto, o grande destaque da campanha do longa está na interação entre o mundo online e offline.

“O celular é muito presente na vida desse público, vemos que o smartphone representa quase 80% de toda a movimentação da nossa campanha. Esse é um filme que leva a realidade dessa galera para a tela”, comentou Gabriel Gurman, diretor de marketing da Paris. O executivo contou da ação lançada no WhatsApp, na qual os usuários poderiam cadastrar um número de celular, ver trailer do filme ou ainda aceitar “desafios”. Como a trama do filme começa por meio de um game online que desafia seu jogador, a ideia foi replicar parte dessa aventura no mundo real.

Segundo Gurman, o sucesso foi tão grande que a Paris se viu obrigada a contratar uma agência para fazer a manutenção da iniciativa. A ação chegou a ser bloqueada pelo próprio WhatsApp devido à movimentação e foi “transferida” para a página oficial do filme no Facebook, na qual também é divulgada a competição para escolha do município mais “F***ing city” do Brasil. A iniciativa é inspirada em um dos principais momentos do longa, que envolve o uso de um adesivo “New York F***ing City”. Por enquanto, a cidade que está ganhando é Manaus (AM), porém com forte concorrência de Recife (PE). Atualmente, a página do filme no Facebook já conta com 1 milhão de views.

No trabalho com influenciadores no meio online, a distribuidora também quis partir para uma abordagem mais concentrada. “Todo filme tem trabalhado com influenciadores, mas dessa vez nós compramos uma ferramenta para entender quais deles falam com o público que queremos atingir”, defendeu. Essas parcerias são destaque também em ação junto à corrida de obstáculos Bravus Race, que teve sua mais recente edição realizada no sábado (13) em São José dos Campos (SP). Seis influenciadores participaram do desafio, somados eles têm cerca de 8 milhões de seguidores.

Outra ação da Paris no online que também reflete no mundo offline é uma iniciativa junto ao app Pokémon Go em São Paulo, onde as “PokeStops”, locais reais por onde os jogadores podem passar para adquirir itens, virarão “NerveStops” com presença de profissionais para distribuir brindes e cartões colecionáveis, que farão parte de uma competição.

Mídias tradicionais

A distribuidora conta com conteúdos que serão divulgados nos canais de TV paga e aberta, inclusive junto a estreias de programas como a novela Justiça da Globo. No rádio, a Paris tem parceria com vários canais, mas tem acordo especial com a Metropolitana, aproveitando os “Pit Stops” da rádio para promover Nerve com desafios e brindes. Além disso, a banda Jota Quest fará show tematizado em 26 de agosto em São Paulo (SP).

Pontos de venda do Bob´s e da Cacau Show receberão divulgação do filme, sendo que a Paris fechou acordo de longo prazo com a marca de chocolates, válido para mais lançamentos da distribuidora. Já as mídias de exterior começarão a aparecer no eixo Rio-São Paulo a partir de hoje (15) com a vantagem de chegar ao Rio de Janeiro (RJ) durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A novidade nesse tipo de divulgação está na presença forte que o filme terá em Fortaleza (CE), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG).

Outro reforço na publicidade de Nerve será o lançamento do livro no qual o longa é inspirado. A obra, sob selo da Editora Planeta, chegará traduzida ao mercado brasileiro nesta semana já com imagens do filme na capa.

O filme conta a história de Vee, uma jovem que decide se aventurar em um jogo online de desafios no mundo real. No entanto, os desafios se tornam cada vez mais perigosos e a jovem se vê obrigada a terminar o jogo.

Compartilhe:

  • 0 medalha