Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

03 Outubro 2013 | Redação

20º Festival de Vitória anuncia seleção de longas e curtas-metragens

Evento será realizado entre 28 de outubro e 2 de novembro

Compartilhe:

De 28 de outubro a 2 de novembro, no espaço Estação Porto, no Centro de Vitória, serão apresentados longas e curtas de todos os tipos e para todos os gostos. Na Mostra Competitiva Nacional de Curtas, o Festival de Vitória apresenta 22 filmes, sendo que 17 são inéditos. A terceira edição da Mostra Competitiva Nacional de Longas terá cinco produções da safra 2013, que disputarão o Troféu Marlin Azul: Mar Negro, de Rodrigo Aragão (ES); Doce amianto, de Guto Parente e Uirá dos Reis (CE); Depois da chuva, de Cláudio Marques e Marília Hugues (BA); Avanti Popolo, de Michael Wahrmann (SP); O Rio nos pertence, de Ricardo Pretti (RJ).

Publicidade fechar X

Pela primeira vez um longa-metragem capixaba participa da seleção. É Mar Negro, de Rodrigo Aragão, ficção de terror que completa a trilogia iniciada pelo diretor com Mangue Negro e A Noite do Chupacabras. Mar Negro retoma o ambiente familiar dos filmes de Aragão, com uma contaminação suspeita numa vila de pescadores que transforma os seres vivos em monstros horripilantes. Novo mestre do gênero, Rodrigo Aragão é o cineasta capixaba mais bem sucedido da atualidade, e acaba de lançar Mar Negro no Festival do Rio.

Recém-lançados no Festival de Brasília, de onde saíram multipremiados, Avanti Popolo e Depois da Chuva fazem sua primeira parada em Vitória. Depois da Chuva é a primeira incursão no longa-metragem do casal baiano Cláudio Marques e Marília Hugues. Os dois são velhos conhecidos do público capixaba: seu curta Nego Fugido foi o grande vencedor do 16º Festival de Vitória, com prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção. Depois da Chuva conta a história do adolescente Caio (Pedro Maia), em rápido processo de transformação e amadurecimento durante a campanha das Diretas Já na Salvador de 1984. Pedro saiu de Brasília com o Candango de Melhor Ator, e Depois da Chuva ainda recebeu os prêmios de Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro.

Em sessões especiais fora de competição ainda serão apresentados o documentário Fla x Flu, sobre a história do clássico do futebol carioca, e Tatuagem, de Hilton Lacerda, grande vencedor do último Festival de Gramado, como filme de encerramento.

Em parceria com o Cine Foot, o Festival de Cinema de Futebol, baseado no Rio de Janeiro, o Festival de Vitória apresenta, na tarde do sábado (2 de novembro) uma sessão especial dedicada ao futebol, já antecipando o clima da Copa do Mundo 2014.

Mais informações: festivaldevitoria.com.

Compartilhe:

  • 0 medalha