22 Julho 2016 | Fábio Gomes
GDC realiza treinamento técnico e apresenta sistema de som imersivo em SP
Evento foi realizado em unidade da Cineflix em São Paulo com presença de importantes exibidores
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Visando estreitar ainda mais seus laços com exibidores nacionais, a GDC realizou ontem (21) um Seminário de Tecnologia para Cinema Digital, em uma sala do cinema da Cineflix no Cantareira Norte Shopping, em São Paulo (SP).
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Além de apresentar novas tecnologias aos participantes, a empresa aproveitou para fazer um treinamento técnico, entregando um certificado aos presentes no evento que ocorreu entre às 9h00 e 17h00.
“Convidamos poucos exibidores justamente para apresentarmos os principais projetos da GDC", explica com exclusividade ao Portal Exibidor Rodolfo Domingues, gerente geral da companhia que, além do treinamento, também garantiu uma apresentação especial sobre som imersivo.
Apesar do número reduzido, funcionários de empresas como NEC, Cine Roxy, Cinefix, Circuito Cinemas e UCI marcaram presença ao longo do dia e, inicialmente, a GDC apresentou seus trabalhos ao redor do mundo, lembrando que tem 13 escritórios próprios e 29 centros de serviços focados em suporte com presença nos EUA, Ásia, e América Latina. “A GDC detém 26% do mercado global e, por ser de origem asiática, somente na China conta com 53% das salas. É o nosso maior mercado. Ainda temos 45% da Ásia”, destacou o executivo.
Em seguida, Domingues mostrou a importância da GDC no mercado mundial e explicou que, entre as 25 maiores redes do mundo, a empresa conta com presença em 18 delas, incluindo nomes como Regal, AMC, Cinépolis, Carmike, Guangdong e China Film Stellar.
Som Imersivo
Uma das principais novidades da CinemaCon deste ano foi o DTS:X, solução de som imersivo que a empresa desenvolveu junto a DTS, companhia que até então estava focada apenas em produtos para entretenimento em casa como DVDs e Blu-Rays. Rodolfo garante que a GDC se sentiu muito tranquila em juntar-se com a DTS por conta do seu renome no mercado cinematográfico. “Os 100 principais lançamentos do último ano em Blu-Ray tinham o trabalho de som da DTS”, explica.
O produto vem com o processador GDC Immersive Sound Solution, uma tecnologia capaz de se adequar às configurações das caixas de som e que conta com 18 canais, sendo 16 específicos para o som imersivo, e trabalha em três diferentes formatos: 5.1, 7.1 e imersivo. Por conta desse diferencial, o DTS:X é capaz de se adequar em qualquer formato de sala, de pequenos, médios e grandes exibidores.
“Nós pegamos o mapa do que o exibidor possui e encaminhamos esse projeto para o departamento de som e áudio que falará das suas necessidades. Dentro disso, ele vai montar outra planilha para mostrar onde deverá ser instalado tudo para garantir a sensação imersiva”, explica. “Não precisa colocar alto-falantes no teto, a menos que queira. Fazemos laterais de cima a baixo e fizemos recentemente uma demonstração com o público sobre a diferença entre 32 e 16 canais e poucos conseguiram perceber qualquer mudança”, completa.
Lançado a apenas 11 meses, o produto já conta com presença em 112 salas espalhadas pelo mundo. Não bastando, a expectativa é crescer ainda mais e existem mais 250 projetos a serem instalados somente na Ásia. Apesar de ser uma novidade, o produto já conta com 27 títulos de Hollywood como X-Men: Apocalipse, Perdido em Marte e diversos outros sucessos produzidos na China, arrecadando um total de US$ 2,7 bilhões. Para os próximos meses, o DTS:X conta com títulos que prometem sucesso, como Star Trek: Sem Fronteiras e Pets – A Vida Secreta dos Bichos.
O lançamento no Brasil será realizado em breve e, apesar de não ter uma estimativa de preço, Rodolfo afirma que será a um custo em conta ao exibidor e promete uma divulgação diferenciada. “A GDC encaminha ao exibidor uma placa divulgando e um tapete grande de entrada. Colocamos banners e colocamos panfletos na entrada da sala”, finaliza.
Treinamento
A segunda parte teve foco na especialização e treinamento dos principais produtos da GDC como o SX-3000, que permite a transferência de conteúdos a longas distâncias e acesso remoto por meio de uma conexão Ethernet. Além disso, a empresa focou em tirar dúvidas básicas que muitas vezes travam o relacionamento com o exibidor.
“A parte de manutenção e suporte é muito importante. Mostramos como o exibidor deve acionar o suporte da GDC, pois temos um suporte local que roda 24 horas, 7 dias na semana. Queremos mais esse contato para termos uma resposta sempre pronta”, explica.
A expectativa é que este evento seja apenas o primeiro de uma série de encontros regionais e, no futuro, Rodolfo espera realizar outros com a presença de novos nomes do mercado cinematográfico de exibição.
“Chamamos alguns clientes que haviam solicitado esse treinamento e, em uma segunda etapa, queremos abrir para outros exibidores. Esse foi mais para cuidar de quem já está com a gente”, finaliza.
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