11 Julho 2016 | Fábio Gomes
Porto Alegre (RS) recebe 1ª mostra com total acessibilidade de conteúdo
Evento exibe clássicos nacionais com legendas descritivas, audiodescrição e LIBRAS
Compartilhe:
O Festival de Cinema Acessível, realizado na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS), organizou sua segunda etapa com uma sessão especial com legendas descritivas de falas e sons, Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS e audiodescrição.
Publicidade fechar X
Primeiro Festival do País a exibir clássicos nacionais com os três recursos, a organização exibiu na última sexta-feira (8) o longa Se Eu Fosse Você para pessoas com deficiências visual e auditiva.
Para melhor adequar a sessão ao público, uma tela menor foi utilizada e, em seu lado direito, ficou o tradutor de LIBRAS. Ao mesmo tempo, eram exibidas legendas descritivas e, para os deficientes visuais, um áudio detalhou todas as cenas, explicando desde a trilha sonora até o movimento dos personagens, além, claro, de suas falas.
“Estamos contagiando as pessoas e mostrando que cinema pode – e deve – ser uma experiência vivenciada por todos. Acredito que estamos contribuindo com uma mudança de paradigma, em que a arte passa a ser pensada para todos e não apenas para um segmento da população”, afirma Luiz Sidnei Schames, idealizador do Festival.
O evento segue nos dias 29 de julho, com Tropa de Elite 2, e 19 de agosto, com O Palhaço, sempre às 19h30 e com entrada franca. Haverá distribuição de senhas no local 1 hora antes de cada sessão.
A próxima edição da Revista Exibidor trará matéria sobre acessibilidade de conteúdo.
Compartilhe:
- 0 medalha