23 Junho 2016 | Verônica Domingues
Uruguaio “Clever” é destaque do 26º Cine Ceará
Evento terminou ontem (22) com programação diversificada
Compartilhe:
O Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema chegou ao fim na noite de ontem (22). Entre os dias 16 e 22 de junho, foram exibidos mais de 100 filmes em um dos eventos culturais mais tradicionais do Estado, propiciando um intercâmbio entre os países latino e ibero-americanos. O encontro tem realização ininterrupta desde 1991. O Cinema do Dragão, o Cineteatro São Luiz e a Praça do Ferreira, em Fortaleza, foram os locais das exibições. O encontro também teve recorde de inscritos.
Publicidade fechar X
Longas e curtas-metragens de diversos territórios compuseram a programação do festival, que também concedeu prêmios às melhores produções. Um dos destaques da edição foi o cinema mexicano, que ganhou uma mostra paralela.
Além das exibições, aconteceram debates entre alguns dos realizadores dos filmes e a palestra “Jornada de Direitos de Autor dos Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual”, com Sylvio Back (presidente da DBCA), Ricardo Pinto e Silva (secretário geral da DBCA) e Dr. Daniel Pitanga (Siqueira Castro Advogados Associados).”
Na galeria dos homenageados desta edição, o festival concedeu o Troféu Eusélio Oliveira aos atores Chico Diaz e Dira Paes e à cinematografia mexicana, representada pela Embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes.
Principais Premiações
Na cerimônia de encerramento, foram contemplados diversos curtas e longas-metrangens. Entre os destaques, está o uruguaio Clever, considerado o Melhor Filme da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem e a Melhor Trilha Sonora no Troféu Mucuripe, a produção também levou prêmio de US$ 10 mil. Em 2015, o principal destaque foi O Clube.
Cinco outros produções também foram contempladas com o Troféu Mucuripe: Maresia (Melhor Direção e Melhor intérprete para Julio Andrade – um dos destaques da programação de sábado 18); com estreia prevista para setembro; Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil (Melhor Montagem e Melhor Roteiro – o filme abriu a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem no domingo 19), agendado para o dia 7 de julho; Clarice, ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois (Melhor Atriz para Sabrina Greve); o espanhol Avó (Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, além de ser nomeado pela Abraccine como Melhor Longa) e o mexicano Epitáfio (Melhor Som – destaque de sexta 17).
Os curtas-metragens também obtiveram reconhecimento durante a cerimônia. Os grandes vencedores da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem foram O Teto Sobre Nós (Melhor Curta-Metragem, além do Prêmio Mistika), Fotograma (Melhor Roteiro; além de Melhor Curta pela Abraccine e o Troféu Oscaritto), Índios no Poder (Melhor Diretor) e A Festa dos Cães (Melhor Produção Cearense). Para mais detalhes de premiações acesse o site do evento.
Prêmios Especiais
Anualmente, durante o Cine Ceará, acontece a entrega do Prêmio Aquisição Canal Brasil, que tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas. O curta metragem USP 7%, de Daniel Melo e Bruno Bocchini recebeu prêmio no valor de R$ 15 mil.
O júri da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) elegeu como Melhor Curta da Mostra Olhar do Ceará a produção Antes da Encanteria, documentário de Elena Meireles, Gabriela Pessoa, Jorge Polo, Lívia de Paiva e Paulo Victor Soares.
O Prêmio Olhar Universitário, composto por estudantes de cinema, reconheceu o curta Janaína Overdrive, de Mozart Freire, e o longa cubano Casa Blanca, de Aleksandra Mackiesk.
Novidades para a próxima edição
No encerramento Wolney Oliveira, diretor do Festival, deu algumas pistas sobre a próxima edição, prevista para o segundo semestre de 2017. O Chile será o país homenageado
Veja a galeria de fotos do encontro.
Compartilhe:
- 0 medalha