20 Junho 2016 | Verônica Domingues
CineEurope homenageia executivo da DreamWorks e debate Screening Room
Jeffrey Katzenberg se despede do mercado, evento termina no dia 23 de junho
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Começou hoje (20) a CineEurope, a maior convenção para exibidores de cinema da Europa, Oriente Médio e África (EMEA). Até o dia 23, profissionais da área terão contato com as principais novidades do mercado, incluindo algumas exibições em primeira mão e diversas soluções tecnológicas, além de debates relevantes para o segmento.
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Apesar de ter a presença de executivos do mundo todo, fica claro o reforço da Convenção ao mercado local. Prova disto, ao longo do primeiro dia, o público conferiu apresentações dos estúdios locais StudioCanal (apresentado por Simon Bobin, vice presidente de distribuição internacional e Jane Carter, vice presidente executivo internacional e marketing) e Amblin Partners e Mister Smith (apresentada por David Garrett, CEO), além das majors DreamWorks e Warner (apresentado por Thomas Molter, vice presidente de distribuição internacional).
Além de dar ênfase aos filmes Trolls e Boss Baby, a DreamWorks recebeu uma importante homenagem ao executivo e chefe de animação Jeffrey Katzenberg, que recentemente renunciou ao cargo em razão da compra da Comcast.
Por sua importância para o cinema, Katzenberg recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award e participou de um debate sobre o futuro do cinema. Nitidamente emocionado, o profissional teve seu discurso sempre em tom de despedida ao mercado. Um site Holandês, ao noticiar a cobertura do evento, chegou a citar: "Difícil imaginar a CineEurope sem Jeffrey."
Os estúdios capricharam nas ativações expostas no evento. Confira alguns vídeos na página do Facebook do Portal Exibidor e na galeria de fotos.
Outro assunto que ganhou espaço no encontro, foi o Screening Room. O serviço, que permite assistir lançamentos no conforto de casa (lançado em março) já provocou muita polêmica, inclusive na CinemaCon 2016.
Alguns executivos europeus, como Martin Moszkowicz, chefe de TV e cinema da maior produtora e distribuidora alemã, Constantin, não têm visto essa iniciativa com bons olhos. Para ele, além dos alemães não terem tanto o hábito de frequentar o cinema, há uma melhor distribuição das salas no território – ao contrário dos EUA. Jan Runge, da UNIC, acrescenta que a indústria no território europeu é formada por mais exibidores de pequeno e médio porte, que seriam muito prejudicados com o Screening Room.
Entretanto, essa visão mais pessimista não é um consenso no continente. Uma das menores redes exibidoras do Reino Unido, a Curzon, revolucionou o setor ao lançar um serviço VOD em 2010. Em abril, a empresa revelou que quer expandir sua oferta para 200 títulos, enquanto continua lançando os filmes na tela grande.
Participação de empresas
Diversas empresas apostam em novas soluções para os exibidores. A ticket apresentará produtos da linha DOLPHIN, sistema de venda online de ingressos; a Deluxe Technicolor Digital Cinema (DTDC) mostra o Cinema Portal, uma plataforma online de gestão; a admit ¦ one, está com seus produtos para pontos de vendas, digital signage, controle de ações e gestão; e a Sony lança uma solução de projeção.
A United Theater Integrators Association (UNITIA), Associação das Integradoras de Cinema em tradução livre, também está no evento. Com um ano de existência, a entidade anunciou a adição de três novos membros. Juntaram-se à Cine Digital Service, à Kelonik e à Cine Project as europeias Sound Associates (Reino Unido), Cine Project Italy (Itália) e Cine Project Polska (Polônia). Ao longo desses meses, as empresas criaram uma série de produtos e serviços que serão lançados em breve.
O Portal Exibidor está na CineEurope. Continue acompanhando as novidades.
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