17 Junho 2016 | Verônica Domingues
Sala drive-in do Caixa Belas Artes aposta em comida brasileira e clássicos do cinema
Portal Exibidor esteve na abertura oficial e traz os detalhes do local
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A partir de hoje (17), o espírito do Drive-In invade a sala 3 do Caixa Belas Artes (SP). O espaço, criado em parceria com o Riviera Bar, terá uma programação diferenciada, trazendo uma nova experiência para os fãs da sétima arte. (Veja como ficou a sala).
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“Na verdade, a ideia de misturar cinema com comida é de 1910. Os primeiros complexos em Paris, como o Palace, serviam lanche e cerveja para uma audiência de proletários. Mas, de uns dez anos para cá, algumas salas, especialmente as VIPs, retomaram esse princípio – mesmo em São Paulo. Mas esses espaços são muito elitizados, por isso quisemos fazer uma sala barata e com comida acessível, retomando a experiência de comunhão em torno da tela”, comentou Facundo Guerra, proprietário do Riviera Bar.
O cardápio, inclusive, é bem diferente do tradicional. A chef Mari Gilbertoni dividiu as sugestões em cinco categorias: “Melhor que Pipoca”, “Palitinhos”, “Sanduíches”, “Pratos” e “Sobremesas”. “Misturamos fast-food com gastronomia brasileira, então, o Hot Dog leva molho de Tucupi, os dadinhos são de tapioca e os bolinhos de arroz levam molho de pimenta Biquinho”, explicou Guerra. Além disso, há chumbinho de porco, mini bolovo, polenta e outros pratos tradicionalmente brasileiros.
A implantação dessa cozinha foi um dos desafios do escritório de arquitetura MM18, que elaborou o projeto. “Como ela está dentro da sala, tivemos que fazer uma reforma para o som dela não vazar. Mas, em termos de estrutura, conseguimos aproveitar parte do que existia no bar que fica logo atrás, tivemos apenas que quebrar a parede”, explicou a arquiteta Larrisa Burki.
Também ficou a cargo do MM18 encontrar os bancos de carros antigos. Preocupados com o conforto, a equipe descobriu um profissional especializado nesse tipo de serviço. Cada banco comporta três pessoas, como de praxe, e, “no caso de um quarto ser-humano, ele será ejetado”, repete a vinheta de instruções da sala Drive-In.
“Criamos uma sala que permite uma fruição diferente. Nesse espaço, mais informal, será possível até conversar um pouco, desde que baixo”, explicou André Sturm, proprietário do Belas Artes.
Para a programação, serão escolhidos filmes que combinem com essa atmosfera. “Nessa primeira fase, exibiremos os chamados clássicos cult, como A Lei do Desejo (Pedro Almodóvar) e A Marca da Maldade (Orson Welles). Mas também teremos as sessões fixas “Vale a Pena Ver de Novo”, às 12h do sábado; “Infantil”, às 11h do domingo; e “Terror”, às 23h do sábado. Alguns lançamentos também podem ser incluídos, como um filme novo do Tarantino, por exemplo”, detalhou Sturm.
O aconchegante projeto também conquistou o apoio de uma marca de cerveja. A Budweiser, da Ambev, está planejando sessões temáticas e um cardápio com Bud&Burgers. A partir do segundo semestre, estão previstas exibições de partidas das ligas norte-americanas de basquete (NBA), futebol americano (NFL) e lutas do UFC.
O ingresso da sala Drive-In custará R$ 30 (meia-entrada R$ 15). A programação está disponível no site do cinema.
O Caixa Belas Artes é um dos mais tradicionais cinemas de São Paulo, com longa trajetória, obstáculos, reformas e reabertura com forte pressão da população. Reveja essa história na Revista Exibidor 15.
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