13 Junho 2016 | Verônica Domingues
Estudo aponta relação entre o lançamento doméstico dos filmes e o aumento da pirataria
A venda de DVDs e Blu-Rays pode cair até 10% com a demora no lançamento dessas mídias
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A questão das janelas de lançamento tem sido amplamente debatida entre os profissionais da área audiovisual. A última novidade foi a pesquisa “Windows of Opportunity: The Impact of Piracy and Delayed International Availability on DVD Sales” (Janelas de Oportunidade: o Impacto da Pirataria e o Demora na Disponibilidade dos DVDs para as Vendas Internacionais, em tradução livre), realizada por dois professores da Universidade Carnegie Mellon.
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Com dados de bilheteria coletados entre 2009 e 2011, Michael D. Smith e Rahul Telang demonstraram a relação entre a demora no lançamento de um filme em DVD ou Blu-Ray e o aumento da pirataria, resultando na diminuição nas vendas domésticas dos filmes. Segundo o estudo, a distribuição de um longa-metragem obedece ao seguinte padrão: primeiro é lançado nos EUA, seguido pela Europa, Ásia, América do Sul e outros mercados menores.
A questão levantada pelos pesquisadores é que a disponibilização tardia de uma obra cinematográfica facilita a manutenção da “janela da pirataria”. Uma demora de dez dias no lançamento de um DVD entre um país e outro, por exemplo, faz a venda doméstica cair entre 2% e 3%. Esse número aumenta em territórios como Itália ou Espanha, com a queda alcançando a marca de 10%.
Como o mundo está mais conectado, normalmente os filmes ficam disponíveis para download ilegal cerca de dois ou três semanas antes da data de lançamento oficial em DVD ou Blu-Ray.
Para minimizar esse problema, Michael D. Smith e Rahul Telang sugerem que os estúdios repensem as janelas de lançamento internacionais tendo em vista o desenvolvimento da pirataria global.
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