18 Setembro 2013 | Redação
Festival de Brasília inicia com documentário sobre Sebastião Salgado
A noite da abertura contou ainda com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio
Compartilhe:
A abertura do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi apresentado pelos atores Chico Sant'Anna e Bidô Galvão, dois grandes nomes do teatro e do cinema em Brasília, a cerimônia de abertura do evento contou com as palavras do Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, que saudou o festival como "o mais importante espaço de exposição da multiplicidade da produção do audiovisual do país". Hamilton também fez questão de exaltar o personagem central do filme de abertura, Revelando Sebastião Salgado, da cineasta Betse de Paula. Disse o Secretário: "Mais do que reinventar a fotografia, Salgado é um reinventor do olhar".
Publicidade fechar X
A noite contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob regência do maestro Cláudio Cohen e tendo como solista o violinista austríaco Benjamin Schmid, no Concerto para Violino e Orquestra, do compositor norte-americano Eric Wolfgang Korngold. Benjamin Schmid brindou a platéia com o som de um legítimo Stradivarius, a lendária marca dos melhores violinos de todos os tempos no mundo.
Ao subir ao palco, acompanhada de sua equipe, a diretora Betse de Paula, arrancou aplausos da platéia lotada. "Sou uma diretora inventada em Brasília", brincou Betse, acrescentando: "Em Brasília eu comecei a fazer cinema documentário e fiz os meus primeiros longas de ficção. Por isso, minha equipe é todo dividida, entre Brasília e Rio de Janeiro".
Logo depois, a tela foi tomada pelas imagens extraordinárias dos fotógrafos Sebastião Salgado, tema do documentário Revelando Sebastião Salgado, e Jacques Cheuiche, fotógrafo do filme.
Veja fotos na galeria.
Compartilhe:
- 0 medalha