06 Junho 2016 | Verônica Domingues
Bilheteria de maio quebra mais recordes na Argentina
Disney está entre as distribuidoras mais rentáveis de 2016
Compartilhe:
A Argentina vive uma época de ouro no cinema. Depois de um março com a maior arrecadação em bilheterias da história e um abril com mais de 4,3 milhões de ingressos vendidos, maio veio para mostrar que é possível superar o sucesso do mesmo período do ano passado, que também teve faturamento recorde.
Publicidade fechar X
O último mês foi considerado o melhor maio da história moderna, com mais de 4,5 milhões de espectadores. Antes, essa marca pertencia ao ano de 2011, quando mais de 4 milhões de pessoas foram aos cinemas, sobretudo para assistir Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas (Disney).
Em comparação com maio de 2015, o aumento detectado esse ano foi de 28,53 %. Nesses dois momentos, as produções mais vistas eram da Marvel Studios em parceria com a Disney: primeiro, Vingadores: Era de Ultron e depois Capitão América - Guerra Civil.
Entre janeiro e maio de 2016, foram comprados mais de 20,8 milhões de ingressos, um aumento de 8% em relação ao mesmo período em 2015, que já havia sido um recorde histórico. Nesse cenário, analistas acham que é possível ultrapassar a marca dos 50 milhões de tickets vendidos em 2015.
Os destaques de maio
No top 10 de maio, dois fatos despertaram atenção: seis dos filmes mais vistos foram distribuídos pela Disney e quatro são produções argentinas.
O longa mais assistido foi Capitão América - Guerra Civil, com mais de 1,4 milhão de espectadores. Os outros filmes distribuídos pela Disney que aparecem entre os mais vistos de maio são: Mogli – O Menino Lobo (376 mil, 5º lugar), Alice Através do Espelho (300 mil, 6º lugar), El Hilo Rojo (522 mil, 3º lugar), Roteiro de Casamento (78 mil, 8º lugar) e Kóblic (57 mil, 10º lugar) – os três últimos sendo produções locais.
O segundo filme mais visto no período foi Angry Birds - O Filme, com 664 mil ingressos vendidos. Distribuído no país pela United International Pictures, o longa baseado em um game da internet está em cartaz desde o dia 12 de maio.
Em quarto lugar, mais um filme de super-heróis. X-Men: Apocalipse. Em cartaz desde o dia 19 de maio, o longa da Fox já levou mais de 494 mil espectadores aos cinemas.
Na sétima posição, aparece Al Final del Túnel, uma coprodução da Argentina com a Espanha em cartaz desde o dia 21 de abril. Distribuído pela Warner, o thriller foi visto por mais de 120 mil pessoas em maio e tem um acumulado de 252 mil espectadores.
Por fim, Casamento Grego 2 aparece em nono lugar, com mais de 60 mil ingressos vendidos desde o dia 5 de maio. O filme é distribuído pela United International Pictures.
Para o mês de junho, as expectativas são grandes para Tini – Depois de Violetta, As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras, Invocação do Mal 2, Procurando Dory e Independence Day: O Ressurgimento.
O impacto da Disney
Com mais de 9,2 milhões de ingressos vendidos na Argentina em 2016, a Disney foi a distribuidora mais rentável no país até agora. Com uma fatia de mercado de quase 45%, a companhia garantiu os quatro filmes mais vistos do ano: Roteiro de Casamento, Zootopia, Mogli – O Menino Lobo e Capitão América - Guerra Civil.
Dirigida por Juan Taratuto, Roteiro de Casamento já vendeu 1,9 milhões de ingressos desde o dia 17 de março.
Já Zootopia, embora tenha ficado em segundo lugar no país, com mais de 1,7 milhões de tickets vendidos, ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em arrecadação com bilheteria ao redor do mundo.
Mogli – O Menino Lobo, teve um público superior a 1,6 milhão. Mesmo em terceiro lugar em vendas no território, seu sucesso mundial levou o estúdio a desenvolver uma continuação – bem como investir em outros live-actions.
Por fim, Capitão América - Guerra Civil já levou mais de 1,4 milhão de espectadores aos cinemas ao longo de quatro semanas em cartaz.
Os outros lançamentos da Disney aguardados para esse ano são Tini – Depois de Violetta, Procurando Dory, O Bom Gigante Amigo e Rogue One: A Star Wars Story.
As outras distribuidoras que fizeram uma boa arrecadação em 2016 foram a Fox Film Argentina (mais de 4 milhões de ingressos), a United International Pictures (mais de 2,8 milhões), a Warner Bros. (mais de 2,3 milhões) e a Diamond Films (mais de 913 mil).
Todos os dados são da Ultracine.
Compartilhe:
- 0 medalha