Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Público

25 Maio 2016 | Vanessa Vieira

Força dos “nerds” movimenta bilhões em bilheterias

“Star Wars”, “Harry Potter” e “Jogos Vorazes” são algumas das franquias bilionárias que envolvem esse público

Compartilhe:

"Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força" foi um dos grandes lançamentos "nerds" de 2015 (Foto: Lucasfilm)

Hoje (25) é o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha em homenagem ao autor da obra “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams. A data, marcada inicialmente pela estreia de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança em 1977, é comemorada em todo o mundo e o Portal Exibidor a aproveitou para relembrar a força bilionária que esse público de fãs tem nos cinemas do Brasil e do mundo.

Publicidade fechar X

Paixão por franquias

Não é à toa que o início da franquia Star Wars nos cinemas coincide com o Dia do Orgulho Nerd. Mesmo prestes a completar 40 anos, a saga continua na cabeça dos geeks e nerds do mundo, afinal, no fim de 2015 a força da franquia foi comprovada com o lançamento de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força que só no Brasil levou mais de 6,7 milhões de espectadores aos cinemas. No mundo, o longa arrecadou US$ 2 bilhões e é a terceira maior bilheteria global de todos os tempos, atrás de Avatar e Titanic. A franquia Star Wars já soma mais de US$ 6,7 bilhões de bilheteria mundial.

Avatar, inclusive, pode ser considerado outro grande sucesso geek já que conquistou principalmente os fãs de ficção científica e é até hoje o detentor do posto de produção com a maior arrecadação da história com US$ 2,7 bilhões. Durante a CinemaCon 2016, inclusive, a Fox contou com o diretor James Cameron para anunciar que a saga terá ainda quatro novos títulos.

Outros filmes queridos pelos nerds e aficionados por cultura pop também estão entre os mais bem colocados no ranking mundial de bilheterias. Por exemplo, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, que reiniciou a franquia Jurassic Park em 2015, tem a quarta maior arrecadação global com US$ 1,6 bilhão; já Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte 2 fica com a oitava posição com US$ 1,3 bilhão. A saga Harry Potter, inclusive é uma das mais lucrativas do mundo com um total de US$ 7,7 bilhões de bilheteria. No Brasil, o bruxinho conquistou um público total de 34 milhões e é a maior franquia da Warner no País.

Além dessas, também merecem destaques sagas como O Senhor dos Anéis (US$ 2,9 bi no mundo), Jogos Vorazes (US$ 2,9 bi), Star Trek (US$ 1,3 bi) e Divergente (US$ 756 mi).

Super-heróis com mega bilheterias

Como falar de nerds sem mencionar os seus super-heróis favoritos? O impacto das histórias em quadrinhos nas telonas tem crescido ano-a-ano e a marca cinematográfica Marvel, controlada pela Disney, é uma prova com seus filmes passando a marca de US$ 10 bilhões arrecadados desde 2008, quando estreou o longa Homem de Ferro. A marca foi conquistada logo após a abertura de Capitão América – Guerra Civil, em abril deste ano. No Brasil o longa já soma 8,5 milhões de público e R$ 129 milhões.

Outro destaque entre os super-heróis são os mutantes do universo dos X-Men, que já teve um sucesso neste ano com o lançamento de Deadpool (US$ 763 mi no mundo) e que agora conta com o recém estreado no Brasil X-Men: Apocalipse que levou mais de 1 milhão de brasileiros aos cinemas no último fim de semana. O novo longa da franquia também liderou o Top 10 global do período e ainda será lançado em mercados como os Estados Unidos e a China ao fim desta semana.

Ao todo o universo X-Men, da Fox, já soma US$ 3,9 bilhões em bilheteria mundial.

Um queridinho brasileiro que pertence a esse mundo ficcional, mas é trabalhado pela Sony, é o Homem-Aranha, apontado pela pesquisa “Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil” do Grupo Omelete como o segundo super-herói favorito dos brasileiros (com 25% dos votos). A franquia Homem-Aranha já somou US$ 3,9 bilhões com cinco filmes e será remodelada com a entrada de seu novo ator principal, Tom Holland. O personagem já interpretado por Holland teve também uma participação inédita em longa da parceria Marvel e Disney: Capitão América – Guerra Civil.

Destaque também para a maior estreia da Warner no Brasil com a abertura de Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça, que soma US$ 870 milhões no globo e marca o início da parceria cinematográfica entre o estúdio e a DC Comics. Batman, inclusive, é o herói favorito dos brasileiros segundo o Grupo Omelete com 48% dos votos.

A promessa dos videogames

Apesar de adaptações de jogos eletrônicos ainda não terem estourado nos cinemas, este ano promete trazer algumas grandes estreias como Assassin´s Creed e Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos. Entre os videogames adaptados estão franquias como Resident Evil, com US$ 915 milhões arrecadados nas telonas com cinco filmes.

O poder dos Millennials

Apesar de existirem nerds de todas as idades, o fascínio pela cultura pop tem crescido entre os Millennials (ou Geração Y, com nascimento entre 1980 e 2000). De acordo com pesquisa da especialista norte-americana em propaganda em cinema National CineMecia – NCM em parceria com Omnicom Media Group, esse público jovem com idade entre 16 e 36 anos impacta fortemente nas bilheterias dos Estados Unidos.

Segundo o estudo, 46% dos fãs que vão ao cinema nos fins de semana de estreia de um longa ou franquia são Millennials – 68% desse público são fãs de pelo menos uma saga, sendo que a maioria dos apaixonados por uma franquia acabam seguindo não apenas uma, mas várias séries de filmes. Dos 46% que vão em fins de semana de estreia, 42% vão às telonas porque querem muito assistir logo aquele lançamento e 20% querem ver o filme especificamente no cinema.

Além disso, 39% dos Millennials que vão aos cinemas não querem esperar até que o título possa ser assistido em casa.

Ações especiais no Brasil

No Brasil, o Dia do Orgulho Nerd deste ano conta com ações diferenciadas como a promoção Dia do Orgulho Nerd Solidário realizada no complexo da UCI Cinemas no Shopping Palladium, em Curitiba (PR). Na iniciativa, os nerds que forem à sala IMAX Palladium com uma toalha ou caracterizados como cosplay e doarem um agasalho ganharão ingressos para assistir X-Men: Apocalipse.

Compartilhe:

  • 0 medalha