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23 Maio 2016 | Vanessa Vieira

Sudeste da Ásia pode ser o próximo grande mercado para o cinema

Tailândia divulga incentivo fiscal para filmagens durante o Festival de Cannes 2016

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"Apprentice", longa de Singapura, foi exibido em Cannes (Foto: Akanga Film Productions)

O sudeste asiático, que já tem quase o dobro da população dos Estados Unidos, é uma região que pode se tornar um dos grandes mercados cinematográficos do mundo segundo consultoria Artisan Gateway, empresa especializada em dados de cinema na Ásia. A região é composta por países em desenvolvimento como Vietnã, Filipinas, Tailândia, Singapura, Camboja, Indonésia, Mianmar, entre outros.

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Esses territórios são conhecidos por suas diferenças econômicas e sociais apesar de fazerem parte da mesma região, mas mesmo assim têm algumas tendências em comum como uma expansão da classe média e a maior presença de jovens em suas populações. Rance Pow, fundador e presidente da consultoria, chegou a defender o potencial do sudeste asiático em entrevista ao portal The Hollywood Reporter.

Um indício do crescimento da relevância desses territórios no mercado mundial é a presença de dois filmes de Singapura no Festival de Cannes 2016 (Apprentice e A Yellow Bird), onde também foi anunciada a nova política tailandesa de incentivo a filmagens no país. As locações do sudoeste asiático já foram usadas em diversos filmes sendo um dos mais recentes King Kong: Skull Island, produzido pela Lionsgate com custo multimilionário e gravado na Tailândia. Se Beber, Não Case! Parte II também foi gravado no país.

Somente em 2015, a Tailândia registrou um crescimento de 15% na quantidade de filmagens internacionais, tanto que 48 longas chineses, por exemplo, foram gravados em terras tailandesas.

O país do sudoesta da Ásia inclusive lançou durante o Festival de Cannes a sua nova política de incentivos fiscais para filmagens de produtoras internacionais. Agora todas as produções gravadas na Tailândia podem ter 15% de desconto em impostos locais, podendo receber ainda mais 3% se tiver equipe composta por tailandeses ou ainda se contratar ator ou atriz local para um dos seus papéis principais. Outros 2% podem ser concedidos se o filme promover o turismo na região.

No total, produções podem chegar a receber 20% de desconto, sendo que qualquer filmagem que gastar mais de US$ 1,5 milhão na região automaticamente receberá os 15% iniciais de desconto.

Outro país de destaque no sudoeste asiático é o Vietnã, cuja bilheteria cresceu 10% em 2015 chegando a US$ 85,2 milhões. Atualmente o território lança um filme local por mês, mas há cinco anos atrás apenas 10 longas vietnamitas estreavam por ano.

Singapura, por exemplo, é um país que chama atenção pela frequência em que seus cidadãos vão ao cinema: cerca de 4,2 vezes ao ano, o que representa uma das maiores frequências do mundo. Em 2015, a bilheteria arrecadada no território foi de US$ 161 milhões.

Veja cobertura completa do Festival de Cannes 2016.

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