19 Maio 2016 | Verônica Domingues
BookMyShow destaca-se no competitivo mercado de venda de tickets online
Pioneirismo e busca constante por inovação marcam a cultura da empresa
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Apostar na venda de ingressos online em um país cheio de contradições pode ser um grande desafio – e a empresa indiana BookMyShow resolveu encará-lo. Em entrevista para o portal Box Office Pro, o COO da empresa, Ashish Saksena, apontou os potenciais e as distorções do mercado, bem como suas expectativas para os próximos anos.
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O executivo destacou a oferta de internet como o principal desafio para o seu modelo de negócios. Segundo Ashish, embora a rede esteja cada vez mais presente no país, os números permanecem modestos se comparados com a população total da Índia. Com mais de 1,3 bilhão de habitantes – e a previsão de ultrapassar 1,4 bilhão em 2022 – apenas 350 milhões estão conectados, o que significa que três em cada quatro permanecem sem acesso. O cenário se repete com o aumento na venda de smartphones: 160 milhões utilizam conexão móvel, mas isso representa somente 12% da população.
Esse cenário gerou outro entrave. De acordo com Saksena, alguns consumidores temem a realização de transações online. Por isso, também é preciso mostrar que os pagamentos realizados pela internet são seguros. Apesar de ser mais um obstáculo, o COO acredita que a própria expansão da rede resolverá essa questão, tendo em vista que, há alguns anos, lançar um serviço como o seu era inviável.
Os paradoxos não intimidaram a BookMyShow, que foi a primeira a investir no competitivo mercado, em 2007. Hoje, a empresa já está presente em mais de 30% de multiplexes e em 20% de complexos nas cidades menores. Além disso, em alguns gêneros de filmes, a plataforma garante entre 30% e 40% da bilheteria. No entanto, a companhia não se restringiu ao mercado cinematográfico, ela também comercializa bilhetes para outros eventos, como palestras, festivais e esportes.
De acordo com Ashish Saksena, a companhia começou a se destacar entre os consumidores por oferecer algumas opções diferenciadas, como seleção de assentos, mostrar a disponibilidade de lugares por horário e avaliações de usuários. Buscando sempre a inovação, a empresa passou a realizar uma pré-venda de alimentos e bebidas junto com os ingressos de cinema, o que despertou a atenção dos exibidores.
O futuro, para o executivo, é bastante otimista. A estimativa é que o serviço de venda online de bilhetes triplique nos próximos 12 a 18 meses. Com isso, a BookMyShow espera atuar em mais de 50% dos cinemas indianos e contribuir para o aumento de 45% a 50% nas receitas da indústria cinematográfica do país.
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