17 Maio 2016 | Verônica Domingues
Estudo apresentado em Cannes mostra relevância do cinema chileno
Europa é um dos locais onde as produções do País fazem sucesso
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Durante o Festival de Cannes um importante estudo foi apresentado sobre o potencial dos filmes chilenos.
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A pesquisa “Global Audiences of Chilean Cinema” (Audiência Global do Cinema Chileno, em tradução livre), com informações de bilheteria de 2013, realizada pela CinemaChile, mostrou, por exemplo, que as produções chilenas têm maior público em países estrangeiros do que internamente. Esse é o primeiro estudo que avalia o desempenho do cinema chileno em salas domésticas e internacionais.
As produções locais atraíram 354 mil espectadores, mas em outros territórios chegaram a fazer 1 milhão de ingressos. Os países que mais assistem aos filmes chilenos são: Estados Unidos, Itália, França, Alemanha e Espanha. Sendo, portanto, o continente europeu o maior consumidor de filmes. Em 2013, 62% da bilheteria do Chile foi arrecadada na Europa, sendo que as maiores vendas de tickets foram na Itália (15,8%), na França (13,5%) e na Alemanha (10,4%).
Foram analisados sete lançamentos durante o período, sendo Gloria, de Sebastián Lelio, o mais significativo. Globalmente, o longa vendeu mais de 869 mil ingressos, 7,5 vezes mais do que os outros seis lançamentos juntos e arrecadou US$ 9 milhões. Ele também foi visto por mais pessoas na Turquia do que na Argentina, por exemplo.
No entanto, com a diminuição do espaço do mercado internacional para filmes menores e mais intimistas, a produção cinematográfica do Chile atualmente tenta entregar títulos mais mainstream.
Durante a apresentação do estudo da CinemaChile em Cannes, alguns dados de 2014 e 2015 foram comparados aos de 2013. Entre os principais destaques está o crescimento da quantidade de lançamentos chilenos: em 2013 foram sete e, em 2014, 40. No entanto, a presença dos títulos locais têm pouca presença no mercado do país latino-americano. Em 2014 os filmes chilenos ficaram com 2,7% do Market share e, em 2015, com 3,6%.
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