10 Maio 2016 | Vanessa Vieira
Alibaba investe mais de US$ 150 milhões em exibidora chinesa
Movimento comercial é o primeiro da gigante chinesa no mercado de exibição
Compartilhe:
A Alibaba, grupo chinês gigante especializado em e-commerce, anunciou que sua divisão voltada a filmes e cinema, a Alibaba Pictures Group – APG, acaba de fazer seu primeiro movimento dentro do mercado de exibição cinematográfica.
Publicidade fechar X
Isso porque a APG investirá um total de US$ 154 milhões na Dadi Cinema, segunda maior exibidora da China. O valor, o equivalente a 1 bilhão da moeda local, dará à Alibaba Pictures o direito de converter suas ações em participação acionária na Dadi. A rede, que já conta com 313 cinemas e 1.662 telas espalhadas por 150 cidades do país. A estimativa é que a Dadi receba anualmente 71,6 milhões de espectadores. Em 2015, a empresa arrecadou US$ 339 milhões.
Embora as questões financeiras do contrato entre as companhias não tenham sido divulgadas, a expectativa é que elas terão parcerias na promoção de filmes, e-commerce e outros negócios relacionados ao universo do cinema.
Em comunicado oficial, a Alibaba Pictures afirmou que, por meio da colaboração com a Dadi Cinema, a empresa expandiria suas capacidades na internet e sua oferta de serviços básicos a cinemas, dando a eles “acesso direto aos milhões de usuários da plataforma e-commerce da Alibaba e, assim, trazer novos fluxos de faturamento e novo modelo de negócio”.
Em 2015, o foco da APG foi a expansão da construção de uma plataforma integrada de entretenimento para a indústria do cinema. A empresa chegou, inclusive, a adquirir empresas como Yueke Software Engineering, Taobao Movie e Yulebao. A APG tem também hoje um investimento em produção chinesa como nos filmes Ao Jiao Yu Pian Jian e Ferry Man. No entanto, seus investimentos também vão para títulos internacionais como Missão: Impossível – Nação Secreta, longa lançado em 2015 que teve bilheteria global de US$ 682 milhões.
Compartilhe:
- 0 medalha