09 Maio 2016 | Vanessa Vieira
20º Cine PE tem “Danado de Bom” como principal vencedor
Documentário de Deby Brennand ganhou quatro troféus
Compartilhe:
O 20º Cine PE, realizado no Cinema São Luiz em Recife (PE) entre 2 e 8 de maio, já tem seu grande vencedor: Danado de Bom.
Publicidade fechar X
O documentário, que é também o primeiro longa-metragem dirigido por Deby Brennand, ganhou em quatro categorias do festival levando os troféus Calunga de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Edição de Som. O filme acompanha o Mestre João Silva, compositor e parceiro de Luiz Gonzaga, em uma viagem até sua cidade natal, Arcoverde (PE). Apesar de não ter a maior quantidade de prêmios do festival, o longa recebeu os principais prêmios do evento.
As outras produções premiadas foram Guerra do Paraguay, de Luiz Rosemberg Filho, que ficou com a Calunga de Prêmio Especial do Júri e prêmio da crítica como Melhor Filme; Por Trás do Céu, de Caio Sóh, que ficou com cinco Calungas, sendo um dele o de Melhor Filme do júri popular; Redemunho, de Marcélia Cartaxo, premiado como Melhor Curta Nacional no evento e também em prêmio do Canal Brasil; e Maria, de Carol Correia, que venceu a competição de Melhor Curta Pernambucano. Além desses, Pedro Bruscky, de Walter Carvalho, ganhou prêmio da crítica como Melhor Curta Nacional.
Esta edição do Cine PE também comemorou seus 20 anos de história, teve estreia nacional de Vidas Partidas, pré-estreia de Vampiro 40º e entregou um total de 31 prêmios a longas e curtas-metragens. Mais de 20 produções participaram das mostras competitivas do evento .Na abertura do 20º Cine PE, o ator Jonas Boch foi homenageado com a entrega do troféu Calunga de Ouro, outra homenageada foi a cineasta Carla Camurati.
Compartilhe:
- 0 medalha