04 Maio 2016 | Vanessa Vieira
CineEurope anuncia novidades na programação de sua 25ª edição
Homenageados e vencedores de prêmios também foram divulgados
Compartilhe:
Neste ano, a CineEurope, maior convenção para exibidores de cinema da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), chegará à sua 25ª edição. Marcada para ser realizada entre 20 e 23 de junho em Barcelona, Espanha, estima-se que o evento receba mais de três mil participantes entre exibidores, distribuidores e fornecedores de equipamentos e serviços voltados para o meio cinematográfico.
Publicidade fechar X
“Não poderíamos estar mais orgulhosos do que fomos capazes de conquistar durante esses 25 anos”, afirma Andrew Sunshine, diretor da CineEurope. O executivo também anunciou que na edição de 2016, a convenção terá uma participação recorde de estúdios: ao todo serão 12. Entre eles estão Disney, Universal, Fox, Lionsgate, Warner, Sony, Paramount, MisterSmith e DreamWorks Animations.
Programação CineEurope 2016
A programação parcial divulgada pela CineEurope em março deste ano já recebeu alterações e novidades. Entre as principais mudanças está a presença de apresentações técnicas na feira de negócios do evento. Elas serão promovidas por empresas como Cinvolve, que falará sobre assentos para cinemas VIP e monitoramento de ocupação das salas; Barco, que fará um tutorial sobre o sistema de projeção a laser Phosphor; e Harkness Screens e TK Architects, que falarão juntas sobre o 3D e uso de tecnologia no design de cinemas.
Outra novidade é a confirmação da premiação de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força com o troféu comScore European Box Office Achievement Award (Prêmio comScore por Conquista em Bilheteria Europeia, em tradução livre). O troféu de exibidor internacional do ano será entregue a Christian Langhammer, da Cineplexx Group, e o de distribuidor internacional do ano será de Rodolphe Buet, da Studiocanal. O troféu de filme independente será da Nordisk Film.
Já o The Variety International Children’s Fund Humanitarian Award (Prêmio Variety para Fundo Humanitário Internacional para Crianças, em tradução livre) será entregue a Scott Neeson, da Cambodian’s Children Fund.
Crescimento do mercado europeu
A CineEurope é uma convenção organizada pela Mediabistro Holdings e, desde sua edição em 2015, conta com parceria com a Union Internationale des Cinémas – UNIC (União Internacional dos Cinemas, em tradução livre), que representa 36 territórios e, na CinemaCon 2016, divulgou dados do mercado europeu.
De acordo com a entidade, 1,2 bilhão de pessoas foram aos cinemas da região em 2015, o setor emprega cerca de 7 milhões de profissionais, 95% do circuito exibidor já é digitalizado e mais de 1.700 filmes foram produzidos na Europa somente no ano passado. A UNIC afirma que a Europa hoje representa 24% de toda a bilheteria global, sendo que os Estados Unidos ficariam com 27% enquanto o restante do mundo dividiria 48%.
A UNIC, inclusive, concederá um prêmio durante a CineEurope 2016. O UNIC Achievement Award (Prêmio por Conquista da UNIC, em tradução livre) será entregue logo no primeiro dia da convenção a Nico Simon, presidente da Europa Cinemas e cofundador da Utopolis Cinemas Group, que foi a primeira exibidora a ter complexo 100% digital da região.
Nesta terça-feira (03), outra entidade divulgou dados sobre o cinema no Velho Continente. A European Audiovisual Observatory, que representa os 28 territórios que pertencem à União Europeia, anunciou que a região teve ano-recorde em 2015 ao arrecadar um total de US$ 8,4 bilhões em bilheteria, um crescimento de 16% em relação a 2014. A venda de ingressos foi a segunda maior dos últimos 10 anos com 976 milhões de bilhetes e aumento de 7,4% quando comparada ao período anterior.
O filme com mais tíquetes vendidos foi Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força, com 39,8 milhões, seguido pela animação Minions, com 39,5 milhões, e pelo longa de ação 007 Contra Spectre, com 37,9 milhões. Segundo a entidade, nove dos 10 títulos com maior bilheteria são de franquias já conhecidas pelo público. Apenas dois filmes europeus figuraram no Top 20 da região além de 007 Contra Spectre: Busca Implacável 3 e o alemão Fack Ju Gohte 2. O market share de produções locais caiu de 33% em 2014 para 26% no ano passado.
Compartilhe:
- 0 medalha