27 Abril 2016 | Vanessa Vieira
Cinema de luxo dos EUA acusa Cinemark de boicote
Pequena exibidora fechará em 30 de junho
Compartilhe:
Os fundadores do Palme d´Or, cinema de luxo localizado em Palm Desert, na região da Califórnia (EUA), anunciaram que o espaço fechará em 30 de junho.
Publicidade fechar X
Segundo o ator Bryan Cranston – que faz parte dos fundadores do local junto a Steve Mason, Andreas Mauritzson e Brian Tabor – afirmaram que o fim das atividades do cinema é resultado de mais de uma década de disputa com a Cinemark, terceira maior exibidora da América do Norte.
Os exibidores chegaram, inclusive, a apontar o boicote em carta enviada aos estúdios de Hollywood nesta semana. No documento, os proprietários do Palme d´Or afirmaram que não poderão mais manter o cinema após o que chamaram de “pressão constante” da Cinemark sobre estúdios e distribuidoras para que “não encaminhassem os maiores lançamentos” para o cinema de luxo. Mason e Cranston elogiaram a Fox por não praticar mais acordos exclusivos com exibidores, o que daria a cinemas independentes “uma chance” para competir no mercado dos EUA.
"Nós lutamos bravamente, mas as negociações de circuito tornaram impossível que permanecêssemos nesse negócio”, disseram os fundadores na carta. Eles chegaram a apontar que um cinema da rede Cinemark, que recentemente abriu em local próximo ao cinema de luxo, teria até mesmo ameaçado boicotar filmes que fossem para o Palme d´Or – o que teria comprometido o número de títulos mais comercialmente relevantes que chegam ao espaço.
Os proprietários do cinema teriam chegado a oferecer 100% do valor do tíquete para distribuidores como Disney e Sony, mas mesmo assim não conseguiram filmes como Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força e 007 Contra Spectre no momento da estreia.
A disputa entre os proprietários do cinema de luxo e a Cinemark deve continuar na justiça norte-americana mesmo depois do espaço de exibição fechar em junho próximo. A ação judicial já dura 10 anos, chegou a ser recusada em 2014, porém isso não mudou a resolução dos fundadores do Palme d´Or, que pretendem dar continuidade a ela.
Em resposta à acusação, a rede de cinemas afirmou que todos os apontamentos contra a empresa foram feitos sem qualquer “mérito”.
O Palme d´Or conta com 10 salas de exibição e é dedicado a um público mais “maduro”. Por isso, exibe principalmente filmes médio e “de arte” e até serve bebidas alcoólicas, o que o torna um dos poucos cinemas que oferecem esse tipo de produto nos EUA. Após seu fechamento em junho, o local passará a ser administrado pela exibidora Tristone Cinema Group, que promete manter o caráter diferenciado do espaço.
Compartilhe:
- 0 medalha