25 Abril 2016 | Verônica Domingues
Nova câmera promete revolucionar a área de efeitos visuais
A tecnologia é capaz de criar uma espécie de modelo 3D das imagens capturadas
Compartilhe:
A partir do terceiro trimestre de 2016, o mundo dos efeitos visuais enfrentará uma grande mudança. A empresa Lytro desenvolveu um novo modelo de câmera. Chamada de Lytro Cinema, a tecnologia será capaz de criar uma espécie de modelo 3D das imagens capturadas.
Publicidade fechar X
Durante a National Association of Broadcasters – NAB 2016, realizada de 18 a 21 de abril em Las Vegas (EUA), foi apresentado o primeiro curta feito em Lytro Cinema, Life. Com sete minutos de duração, o filme foi dirigido pelo designer de produção Robert Stromberg, responsável pelos filmes Avatar e Malévola.
Os cineastas conseguirão capturar não apenas a luz, mas sim o ângulo que a luz atinge o sensor, permitindo inúmeras opções de pós-processamento. Uma das promessas, inclusive, é acabar com a tradicional tela verde utilizada para criar os efeitos especiais.
Com esse tipo de informação disponível, o fotógrafo e o editor poderão transformar todos os quadros do filme durante as pós-produção. Será possível, por exemplo, mudar o foco da câmera e retirar elementos da cena.
A Lytro Cinema consegue gravar 755 megapixels em formato RAW e até 300 fps. Os dados podem ser armazenados tanto em nuvem quanto no servidor do set, além de ter plug-ins para que o conteúdo seja compatível com a maioria dos aplicativos de software. Outra facilidade está relacionada ao formato de saída: essas imagens podem ser usadas diretamente em IMAX, RealD, Dolby Vision, ACES e HFR, incluindo visualização 3D.
Disponível para uso comercial apenas no terceiro trimestre de 2016, a nova câmera promete ser uma revolução tão grande quanto a mudança do celuloide para o formato digital. A novidade, no entanto, estará disponível apenas para aluguel. Apenas algumas “empresas parceiras” poderão comprá-la.
Compartilhe:
- 0 medalha