19 Abril 2016 | Verônica Domingues
Divulgados os vencedores do É Tudo Verdade
Quatro filmes foram premiados e cinco tiveram menção honrosa
Compartilhe:
O principal evento dedicado à linguagem do documentário na América Latina anunciou os vencedores das competições nacionais e internacionais. Idealizado e dirigido por Amir Labaki, o É Tudo Verdade recebe curtas, médias e longas-metragens do mundo inteiro.
Publicidade fechar X
Nessa 21ª edição, o festival premiou o longa O Futebol, dirigido por Sergio Oksman, na competição nacional. Na história, pai e filho se reencontram depois de 20 anos para assistir a todos os jogos da copa de 2014. O esporte é apenas o plano de fundo em meio a todas as tensões familiares. No Brasil, o filme será distribuído pela Vitrine Filmes a partir do dia 21 de abril. Entre os estrangeiros, a escolha do júri foi Um Caso de Família, do holandês Tom Fassaert.
Na competição de curtas, os vencedores foram o brasileiro Abissal, de Arthur Leite, e o italiano A Vista, de Pippo Delbono. Ambos estão automaticamente qualificados para o exame da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que define os candidatos ao Oscar de Melhor Curta Documental.
Alguns filmes ganharam menções honrosas. Entre os brasileiros, estão o longa Imagens do Estado Novo 1937-45 (Eduardo Escorel) e o curta Sem Título #3: E para que Poetas em Tempo de Pobreza? (Carlos Adriano). Já as produções estrangeiras em destaque foram o longa chinês Gigante (Zhao Liang), o média ucraniano Sob o Sol (Vitaly Mansky) e o curta holandês O Atirador de Elite Kobani (Reber Dosky).
Esse ano, o idealizador do festival, Amir Labaki, será um dos jurados na categoria L’Oeil d’or (Olho de Ouro, em tradução livre) no Festival de Cannes.
Compartilhe:
- 0 medalha