12 Abril 2016 | Vanessa Vieira
Painel da CinemaCon debate relacionamento entre exibidores e distribuidores
Executivos presentes defenderam a colaboração mútua entre os agentes do mercado
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Nesta segunda-feira (11), durante o primeiro dia da CinemaCon 2016, o painel “Exibição e Distribuição, colaboração mútua” reuniu executivos do mercado mundial de cinema para discutir a relação por vezes conturbada entre distribuidores e exibidores.
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O moderador Ian Shepherd, diretor comercial da Odeon & UCI Holdings, recebeu ao todo cinco painelistas: Niels Swinkels, vice-presidente de distribuição internacional da Universal Pictures International; Cameron Mitchell, CEO da VOX Cinemas; Paul Higginson, vice-presidente executivo da Twentieth Century Fox EMEA; Bernardo Rugama, vice-presidente comercial da Cinépolis; e Amber Stepper, vice-presidente global de marketing da National Amusements.
Para Ian Shepherd, da Odeon & UCI, o equilíbrio no relacionamento entre os agentes da indústria é necessário para trazer cada vez mais sucesso tanto a exibidores quanto a distribuidores. “É um grande privilégio introduzir uma discussão dessa importância”, comentou.
Do lado dos distribuidores, Amber Stepper, da National Amusements, resumiu o que todos os executivos de distribuição presentes apontaram: “os exibidores são essenciais ao nosso mercado”.
Paul Higginson, da Twentieth Century Fox EMEA, defendeu que todos os agentes do mercado têm de se desafiar continuamente para aumentar ainda mais a qualidade do engajamento do consumidor de cinema. “Nós da Fox estabelecemos como prioridade há 2 anos atrás aumentar nosso relacionamento com o mercado exibidor. Esse contato sempre foi importante, mas achamos necessário ter essa missão de colaborar cada vez mais com os exibidores”, afirmou. O executivo também apontou, brincando com a plateia, como o sucesso de um agente depende do outro.
Já entre os exibidores presentes, Cameron Mitchell, da VOX Cinemas, aproveitou para valorizar a experiência da sala de exibição. “Nos preocupamos em construir um nível cada vez mais alto de entretenimento”, completou. Já Bernardo Rugama, da Cinépolis, destacou como o exibidor está próximo dos espectadores e divulgou que a rede de cinemas está presente em mais de 30 países e que recebe cerca de 66 milhões de consumidores.
Ao fim do debate, a mensagem que ficou no palco da CinemaCon foi clara: é preciso unir forças entre os agentes do mercado para que todos caminhem na mesma direção. Monetizar a experiência é tão importante quanto ouvir o consumidor e as suas demandas.
Além disso, os executivos explicaram que é preciso trabalhar o filme em parceria, unir as redes sociais, construir uma mesma identidade para o filme tanto no exibidor quanto no distribuidor e também promover ações e parcerias em conjunto.
Confira a cobertura completa do primeiro, do segundo e do terceiro dia da convenção.
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