24 Março 2016 | Vanessa Vieira
Filmes médios surpreendem na bilheteria indiana
Dois longas com orçamentos modestos já somam US$ 34 milhões juntos
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Em 2015, a Índia assistiu blockbusters nacionais terem um baixo desempenho enquanto filmes médios com baixos orçamentos começaram a crescer. A alta performance dessas produções menores se repetiu nesse primeiro trimestre de 2016 quando dois lançamentos, que tinham baixas expectativas de receita, arrecadaram juntos US$ 34 milhões.
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Os filmes são: Airlift, longa distribuído pela Viacom que somou US$ 18 milhões, e Neerja, com US$ 16 milhões e distribuição da Fox. Apesar de serem protagonizados por atores e atrizes conhecidos no país, a performance desses lançamentos acaba gerando questões sobre o modelo de produção cinematográfica que atualmente privilegia a presença de celebridades e grandes orçamentos em vez do conteúdo do título em si.
No ano passado, por exemplo, vários filmes de grande orçamento e elenco foram considerados de baixa performance como Phantom e Bombay Velvet. Um dos resultados das baixas receitas para filmes de alto custo foi a queda da receita total do cinema indiano que registrou queda de 6,8% em 2015 quando comparado a 2014, ao todo US$ 380 milhões foram arrecadados por longas nacionais no ano passado.
Outro ponto que tem preocupado Bollywood é a queda de sua presença no Market Share do mercado indiano, historicamente acima de 50%. Isso porque filmes locais produzidos fora de Bollywood têm ocupado mais espaço, assim como os filmes de Hollywood, que duplicou seu Market Share que girava em torno de 6% a 7% e, em 2015, ficou em 15%. Os longas norte-americanos que mais contribuíram para esse crescimento foram Velozes e Furiosos 7 e Vingadores: Era de Ultron. Ambos os títulos acumularam renda superior à US$ 16 milhões, valor considerado um marco dentro da Índia por se equivaler a 1 bilhão na moeda local, a Rúpia Indiana.
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