15 Março 2016 | Verônica Domingues
Orçamento pode determinar a duração de um filme
Pesquisa mostra que as produções hollywoodianas tendem a ser mais longas do que as britânicas
Compartilhe:
A partir de um levantamento realizado entre filmes britânicos e norte-americanos, Stephen Follows conseguiu perceber diferenças significativas em relação à duração das produções. Entre 1994 e 2015, o tempo médio de um longa produzido em Hollywood era 110 minutos. Os maiores eram os históricos e os westerns, enquanto os menores eram os documentários e as animações.
Publicidade fechar X
Entretanto, pode- se dizer que esse cenário começou a mudar a partir de 2008. Nesse período, cineastas norte-americanos passaram a investir em filmes mais longos. Peter Jackson foi o grande campeão: a média de duração das suas obras é 169 minutos, e a trilogia estendida do Senhor dos Anéis combinada com a trilogia do Hobbit soma 21 horas. Outros diretores que optam por filmes longos são Martin Scorsese (média de 159 minutos), Quentin Tarantino (média de 154 minutos), Michael Mann (média de 149 minutos), Michael Bay (média de 147 minutos), Christopher Nolan (média de 144 minutos), Steven Spielberg (média de 143 minutos), Ridley Scott (média de 142 minutos), David Fincher (média de 139 minutos) e Roland Emmerich (média de 135 minutos).
Tal fenômeno não acontece no Reino Unido. Entre 2008 e 2014, a duração média das produções era de 94 minutos. Especialistas atribuem isso a uma questão orçamentária: enquanto a maioria dos filmes britânicos têm baixo orçamento, na indústria hollywoodiana os valores investidos pelos estúdios costumam ser altos.
Compartilhe:
- 0 medalha