01 Março 2016 | Natalí Alencar
TFI anuncia ganhadores da edição 2016 do Fundo América Latina
Dez roteiros receberão apoio, sejam documentários ou longas híbridos
Compartilhe:
A Tribeca Film Institute (TFI) anunciou os beneficiados do Fundo TFI América Latina 2016, apresentado pela Bloomberg Philanthropies, um programa que apoia cineastas que vivem e trabalham no Caribe, México, América Central e América do Sul.
Publicidade fechar X
Os prêmios foram concedidos para dez projetos, entre as 225 inscrições, e entregues a filmes em avançados estágios de desenvolvimento, produção ou pós-produção. Além do financiamento, cada beneficiado também receberá orientação profissional e uma entrada para o mercado dos EUA. Desde o lançamento em 2010, o Fundo América Latina TFI concedeu mais de US$ 700 mil em apoio para mais de 54 cineastas de 15 países latino-americanos diferentes.
Os projetos são provenientes do Brasil, Chile, México, Colômbia, e pela primeira vez este ano, Costa Rica e Uruguai. "Nosso compromisso é dar vozes aos cineastas latino-americanos para contar suas histórias únicas para o mundo", diz Amy Hobby, vice-presidente de Programas Artísticos no TFI.
Confira os contemplados:
Documentários
*Country Season - México: Dirigido por Isabel Vaca e Produzido por Arturo Mendicuti. Um velho vaqueiro dedicou sua vida à criação de touros para touradas.
*El Castillo - Chile: escrito, produzido e dirigido por Rene Ballesteros. Traz o espectador para dentro de uma prisão com adolescentes na zona rural de Mapuche, no sul do Chile.
*Jamon - Costa Rica: Produzido e Dirigido por Ernesto Villalobos. Dois artistas na casa dos vinte anos vivenciam pela primeira vez um relacionamento.
*Los Reyes - Chile: Dirigido por Bettina Perut & Iván Osnovikoff e produzido por Maite Alberdi. É a história de um grupo de skatistas adolescentes que encarnam o desafio de se tornarem adultos.
*The Creator of Universes - Uruguai: Dirigido por Mercedes Dominioni e produzido por Gerardo Castelli. Juan é um jovem de 16 anos diagnosticado com sintomas de Asperger que faz filmes com sua avó de 96 anos.
Longas
*Casi El Paraíso - México: Dirigido por Gaz Alazraki, escrito e produzido por Edgar San Juan, e produzido por Leonardo Zimbron. Ambientado na década de 1950, um trapaceiro italiano viaja para a Cidade do México, fingindo ser um príncipe.
*Cora - Brasil: Escrito e dirigido por Gustavo de Moura e Matias Mariani. Depois de descobrir um documentário inacabado feito por seu pai antes de seu nascimento, Cora começa a descobrir a loucura que tem assombrado sua família.
*Keyla - Caribe: Escrito e Dirigido por Viviana Gómez Echeverri e produzido por Raquel Imedio Garcia. Uma jovem que vive em uma ilha caribenha está à procura de seu pai, que está perdido no mar.
*Nona - Chile: Dirigido por Camila Donoso e Produzido por Rocio Romero. Sete anos depois de ter casos amorosos com três homens, Nona, de 66 anos, mudou-se para a floresta.
*The Life and Death of Espíritu Perdomo - Colômbia: Escrito e Dirigido por Mauricio Leiva Cook. Produzido por Mauro Mueller e Juan Diego Villegas. Para escapar do mundo dos vivos devastado pela guerra, o coveiro cria uma alegre sociedade dos mortos.
Compartilhe:
- 0 medalha