Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Profissionalização

21 Agosto 2013 | Redação

Formação técnica: Projeto 5 Visões realiza aula inaugural

Aula foi realizada no Rio de janeiro, na última sexta (16)

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A aula inaugural da 3ª edição do Projeto 5 Visões foi realizada  na última sexta-feira (16), no Rio de Janeiro (RJ). O evento foi bastante prestigiado pela classe cinematográfica, participaram nomes como o cineasta Claudio MacDowell, o gerente de investimento da RioFilme Rodrigo Guimarães, os representantes da ANCINE Selmo Kaufmann e Gil Oliveira, além de Lucas Crantschaninov da Doremi Labs e Tieres Tavares.  

Publicidade fechar X

Este ano o 5 Visões oferece o curso inédito no país de Técnico de Projeção em Digital, que implantou em 2010 e vem sendo aperfeiçoado, além dos cursos de Assistente de Câmera e de Som.

Com o tema A Imagem do Futuro, a aula inaugural contou com os especialistas José Dias, da área de engenharia da TV Globo, Luciano Reis, consultor do Centro de Pesquisas da Petrobras, e o engenheiro eletrônico Adriano Luiz da Cunha, profundo conhecedor de sistemas de Realidade Virtual.

José Dias apresentou um panorama das pesquisas e descobertas iniciadas na Globo em 1970, que culminaram na tecnologia 3D para TV, que é diferente da aplicada no cinema. Recém chegado de Tókio, Dias falou sobre as pesquisas feitas para aprimorar cada vez mais a qualidade da imagem, assim como o desafio de transmitir a Copa em 8K. E deixou a seguinte reflexão: "Antes de tudo, temos que fazer o que gostamos. Quando a gente faz o que gosta, faz bem feito. E o dinheiro vem, pois as pessoas precisam de gente que faça as coisas bem feitas".

Luciano Reis apresentou a estrutura do Centro de Pesquisas do Cenpes, da Petrobras. Reis mostrou a quantidade de novas empresas que estão se instalando no entorno do Cenpes, com inúmeras oportunidades de trabalho e novas possibilidades se abrindo no uso das imagens, principalmente à tecnologia de projeção.

Adriano Luiz da Cunha, sócio gerente da ALCom, empresa especializada na instalação e manutenção de caves e espaços de realidade virtual no Brasil e no exterior, apresentou um leque de infinitas possibilidades que a tecnologia apresenta no âmbito da imagem. Num futuro próximo, possível, mas ainda com ares de ficção científica, como o uso de lentes de contato interativas, conectadas remotamente a sistemas de computador, redes sociais, jogos eletrônicos, cuja alimentação energética vem do próprio usuário.

O coordenador do curso, Beto Moreira, falou um pouco dos resultados das últimas edições: "Muitos jovens entram aqui às vezes sem nem saber muito bem as possibilidades de trabalho que oferece a atividade audiovisual, mas depois de 7 meses com 4 horas de aulas diárias, a maioria engrena no mercado, seja como autônomo, seja como contratado, e realmente consegue transformar sua vida".

A Superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado do Cultura, patrocinadora ao lado da Petrobras, Julia Levy, falou ao público: "é um prazer enorme ter essa parceria renovada mais uma vez, pois esse é um projeto estruturante, que agrega valores e tem resultados sempre acima das expectativas".

Veja fotos do evento na galeria de fotos.

Compartilhe:

  • 0 medalha