23 Fevereiro 2016 | Verônica Domingues
Lucro obtido no fim de semana de estreia não define a performance de um filme
Artigo publicado por Ben Johnson desconstrói mito relacionado à abertura
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Segundo as regras tradicionais do mercado, o sucesso de uma produção está determinado desde o fim de semana de abertura. Em seu artigo “The Myth of the Opening Weekend as a Key Performance Indicator,” Ben Johnson afirma que é preciso atingir 50% do lucro total já na estreia de um filme.
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Entretanto, em uma pesquisa feita por meio do Box Office Mojo com 4.500 títulos desde os anos 1980, averiguou-se que essa marca foi atingida por poucos longas no decorrer da história. Entre essas produções, apenas 5,58% alcançaram esses números – e 57% delas fizeram entre 20% e 40% do lucro total no período. As maiores bilheterias da história, Avatar e Titanic faturaram, respectivamente, 10,3% e 4,8% durante a abertura.
No último ano, filmes como Ponte dos Espiões, Truth e As Sufragistas também não chamaram a atenção do público logo nos primeiros dias – mesmo com o sucesso de crítica. Ainda assim, tiveram boas arrecadações durante o tempo em cartaz.
Para Ben Johnson, muitos fatores podem determinar o comportamento do público. Em locais onde o valor do ingresso é mais alto, por exemplo, os espectadores tendem a ir menos ao cinema – principalmente com a concorrência com o streaming ou VOD. Nesse novo cenário, o autor defende que a indústria precisa pensar em novas formas de distribuição dos filmes, permitindo que todos os interessados os vejam.
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